Começo por referir que um qualquer concelho tem melhor e maior desenvolvimento com o aparecimento das confrarias. E Mira não foge à regra com a sua Confraria Nabos & Companhia.
Embora sediada nos Carapelhos ela deve sempre ser olhada como a confraria do concelho de Mira. É ela que leva o nome de Mira a outros recantos deste país e não só.
A cultura não tira férias no seio desta confraria.
Ontem foi exemplo, com a gastronomia em peso, quer literária, quer comestível, mas não foi novidade já que, com o s muitos eventos que faz, seja a feira de grelos, seja o capítulo, seja outra coisa qualquer, a Confraria Nabos & Companhia está sempre em cima do acontecimento com tudo o que nela se pode encontrar.
Ontem, 27 de junho, Mário Moreira apresentou o seu livro "Crónicas Historiográficas de Gastronomia" e, independentemente do número de pessoas que assistiram, é de salientar a forma como tudo se realizou, como os confrades souberam bem receber.
Depois, decorreu o arraial onde muitos se deliciaram com o caldo verde, a sardinha assada, as febras com batata cosida e o líquido acompanhamento, bem como as sobremesas (o arroz doce estava divinal) e a música.
Fundada em 2000, a confraria merece ser olhada como um marco de cultura e como uma entidade que engrandece a freguesia dos Carapelhos e o concelho de Mira.
Deixo uma saudação especial às duas representantes da Confraria As Sainhas, de Vagos, que estiveram nesta apresentação.
Aqui estarei sempre ao lado desta confraria, a divulgar os seus eventos e a valorizar a sua atividade.
NOTA: Um agradecimento ao amigo Mário Moreira pelas fotos aqui publicadas.




Nenhum comentário:
Postar um comentário