terça-feira, 23 de junho de 2026

AS CRÓNICAS VÃO AOS CARAPELHOS

Depois de ter andado por muitos locais a norte e a sul, Mário Moreira vai estar nos Carapelhos, na Confraria Nabos & Companhia, este sábado a partir das 15h30.

E vem acompanhado do seu livro CRÓNICAS HISTORIOGRÁFICAS DE GASTRONOMIA, uma obra de que tem mais de 570 páginas e que nos mostra muito daquilo que o autor, nascido em Lourosa e a residir em Guimarães, pensa sobre este caminho da gastronomia.

Nesta sessão de apresentação, que este blog organiza e que a confraria apoia, teremos a apresentação do autor e da obra, momentos de leitura de alguns textos da mesma e conta-se com a presença de todos.

Este livro foi indicado para os Prémios Gourmand Awadrs 26. Na sessão o autor falará sobre estes óscares da gastronomia.

A vossa presença é importante.

Apareça. A cultura agradece.


segunda-feira, 22 de junho de 2026

GENTE QUE FAZ: JÚLIO COUCEIRO DE BARROS

 Professor de Inglês e Alemão, nasceu em Aveiro e, no primeiro ano e meio de vida, foi com os seus pais viver para Viana do Castelo. Seis anos depois regressou a Aveiro.

Quando acabou o Secundário, foi estudar para Coimbra e, depois, por motivos da sua profissão, viveu em vários sítios mas, recorda, "sempre com a sensação de estar de passagem."

Quando chegou a Mira a sensação foi diferente e escolheu esta terra para viver.

Quanto a escolas onde leccionou, Júlio Couceiro de Barros passou por Valença, Torre de Moncorvo, Chaves, Mirandela, Vila Flor, Oliveirinha e Fermentelos. Desde setembro de 1998 é efetivo na Escola Secundária de Mira.

EM 2006 foi convidado para ir leccionar na Escola Portuguesa de Díli, Timor Leste, e aceitou.

Recorda, "achei que era um desfio muito importante. Timor tinha passado há pouco tempo por um período de grande violência pós-referendo, as milícias indonésias mataram e destruíram tudo o que puderam antes de deixarem o território, e quando cheguei a Timor ainda havia casa em cinzas."

E continua dizendo que "foi um prazer poder contribuir  para o desenvolvimento daquele país e foi também uma grande lição de vida. Aquelas crianças não tinham nada, algumas viviam ainda em tendas de refugiados, mas tinham sempre um sorriso e eram felizes."

Ao todo, este aveirense de nascimento e mirense por adopção ficou sete anos naquele jovem país.

Depois disso, recebeu convite para a Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe que aceitou. Foi, diz, "novo desafio, desta vez em África, Uma realidade muito diferente de Portugal e muito diferente de Timor também."

Quanto a sonhos, "estes projetam-se  para esta fase da vida, a reforma já espreita, e em primeiro lugar espero continuar a aprender. Além disso, gosto de fazer voluntariado a ensinar inglês num país do Terceiro Mundo, onde posa ser útil ao desenvolvimento. Sim, sentir que sou útil é um projeto de vida."

Refere ainda que "a nível mais pessoal, quero passar mais tempo com as pessoas de quem gosto" e, no que toca a tempos livres, passa muito tempo a ler, pratica algum desporto, ginásio e natação na Piscina Municipal de Mira, ouve muita música, e viaja.

Sempre que pode, refere, "viajo, essencialmente viagens culturais, castelos, museus, visitas guiadas e idas ao teatro."

E, assim, aqui ficou o retrato de um homem que faz.

 

sábado, 20 de junho de 2026

CRÓNICA EM 3 ANDAMENTOS

 1 - Se o cidadão se cala, se deixa de opinar, de tomar partido e de lutar, as coisas não mudam para melhor. Porque, o que o cidadão permite faz com que tudo continue como está. 

Por isso, não se acomode.

2 - O facto de pensar, sobretudo em voz alta, faz com que incomode outros que não respeitam a minha opinião, ou a vossa.

Não se acanhem, usem o que têm mais à mão, seja um jornal, seja um blog, seja outro meio qualquer, e opinem, deixem a vossa democrática opinião.

3 - Faz parte do sistema, mal quanto a mim, enganar o eleitorado com promessas que sabem que não vão cumprir porque só servem para caçar votos.

E, tanta hipocrisia, começa a ser ridículo aparecerem certos candidatos, homens e mulheres, que, habitualmente "não conhecem ninguém" mas que, em tempo de eleições, são campeões em beijos e abraços. 


CRÉDITOS: PINTEREST

sexta-feira, 19 de junho de 2026

UM EVENTO PARA RECORDAR

 A 1 de junho de 2013, em Aveiro, o movimento Outro Carreiro levou a cabo um evento denominado REFLEXÕES PARA A SAÍDA DA CRISE, onde as intervenções estiveram a cargo de Armando Vieira, Camilo Mortágua, Garcia Pereira, Helena Libório, Raquel Varela e Ricardo Abrantes.

Dinamizar a intervenção cívica de todas as correntes de expressão, consciencializar a juventude para a urgência de uma intervenção cívica mais ativa, fazer de Aveiro o prenúncio de uma tomada de consciência social e política, foi o que organizadores pretenderam ao realizar este evento.

Na altura, era objetivo desta organização replicar a iniciativa pelas principais cidades da zona centro.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

CÂNDIDO PEREIRA

 Cândido Pereira, "um viciado em leitura e com a mania de escrever  crónicas do tempo em que era jovem", como se pode ler na apresentação do seu blogue CRÓNICAS DE UM TEMPO PASSADO, é um homem que conheci de perto durante a minha adolescência quando trabalhei em Condeixa, meu concelho natal.

Ligado ao teatro, enquanto ator amador, ensaiador, encenador e autor de algumas peças levadas aos palcos, homem das letras, publicou em 1999  o livro "Era assim...Condeixa, Crónicas de um tempo passado". Em 2006, publicou "A Estrada de Pedra".

A Câmara Municipal de Condeixa homenageou-o em 2017.


Colaborador de jornais, Cândido Pereira, um homem que aqui homenageio.


CRÉDITOS: CM CONDEIXA


domingo, 7 de junho de 2026

DEIXAR O SECTARISMO, APOSTAR NA UNIDADE


Para começar, é preciso dizer que cidadãos que seguem a ideologia comunista, que sejam comunistas, estão em vários partidos e até podem ser comunistas sem cartão, independentes da filiação partidária.

O importante é termos gente, individualmente ou filiados em partidos ou coletivos revolucionários, que deixem o sectarismo de lado e apostem na UNIDADE para, assim, se conseguir cumprir ABRIL. E para sairmos vencedores nas lutas que travamos, seja contra o pacote laboral, seja contra o racismo, seja contra a guerra, seja contra o fascismo que devemos enterrar de vez.

Nas batalhas eleitorais, autárquicas e nacionais, é urgente que a união aconteça para que seja possível tirar do poder quem gere as autarquias, quem está no parlamento, seguindo os interesses instalados e uma política contra os trabalhadores.


ABRIL, as conquistas de ABRIL, a caminhada para uma sociedade democrática no seu todo, o caminho revolucionário, só serão objeto de luta com a união de todos.

Nunca ficarei calado, tomarei sempre posição sobre os "donos da verdade" que fogem da UNIDADE necessária para sairmos vitoriosos desta luta.




CRÉDITOS: SEEK LOGO, STOP



sexta-feira, 5 de junho de 2026

ACORDEM, PORRA!

 ACORDEM.

Acordem para a luta que é preciso continuar a travar contra o pacote laboral, o capitalismo, o racismo, a xenofobia, a guerra, a corrupção, os interesses instalados e o "deixa andar" de certos políticos e certos autarcas. E contra o fascismo para que seja enterrado de vez.


Organizem-se nos partidos, nos coletivos, nos sindicatos.

E, acreditem, SÓ UNIDOS PODEMOS VENCER.



AS CRÓNICAS VÃO AOS CARAPELHOS

Depois de ter andado por muitos locais a norte e a sul, Mário Moreira vai estar nos Carapelhos, na Confraria Nabos & Companhia, este sáb...