segunda-feira, 24 de novembro de 2025

GENTE QUE FAZ: LUÍS ROCHA

 Luís Rocha reside no Seixo de Mira, é técnico superior do CEARTE onde já foi diretor de 1998 a 2023.

Foi presidente da Junta de Freguesia do Seixo e, atualmente, preside á Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira (ACRSM).

É membro da Comissão Consultiva para a Certificação das Produções Artesanais Tradicionais em Portugal e do Grupo de Trabalho que analisa os processos de atribuição da carta de artesão e da Unidade Produtiva Artesanal.

Foi vereador da Câmara Municipal de Mira, fundador, membro da Direção e presidente do Conselho Fiscal da ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, fundador da Coimbra Mis Futuro - Associação de Desenvolvimento Local onde, hoje, é presidente do Conselho Fiscal, membro do Conselho Cientifico das 7 Maravilhas da Cultura Popular, membro do Conselho Consultivo do PROVERE Aldeias Históricas de Portugal e membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Mira, de 2017 a 2023.

Hoje é, ainda, presidente do Conselho Fiscal da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, membro do Conselho Pastoral Diocesano de Coimbra e secretário da Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra.

Não sendo escritor, Luís Rocha é autor de vários livros e vários artigos sobre Formação Profissional, sobre Artesanato e matérias ligadas ao Trabalho e ao Social em revistas da especialidade e órgãos de Comunicação Social. Sobre a Gândara é autor de "25 Anos que mudaram o Seixo - O Papel da Freguesia" e coautor com diversos  autores da Gândara ou autor do prefácio de "Casa gandaresa - Património Vivo da Comunidade e do Território",  "Cozinha Gandaresa - Sabores e Saberes da Gândara", "O Barreiro - Redescobrir a Prática Comunitária e a importância do adobe de cal", "Poço de Engenho - Saber Tradicional que conquistou territórios de areia e transformou a paisagem da Gândara" e "Teatro no Seixo - Comemoração dos 125 anos".


Diz que "desde que me conheço com vontade própria, sempre tive o "bichinho" do serviço á comunidade" que foi, refere, "orientado por preocupações sociais e humanitárias que sempre me envolvi na sociedade, na vida cívica e política, tendo "consumido" nestas, adianta, "os melhores anos da minha vida e tento deixar algum legado: um ideal, uma ação, um resultado, um rumo".

Sobre o tempo em que foi autarca no Seixo, Luís Rocha frisa que "ter sido presidente de uma freguesia como o Seixo durante 12 anos com a história e cultura riquíssimo desta nossa terra pela qual estou imensamente grato", isto "pelo conhecimento e proximidade com pessoas maravilhosas, mas muito por me ter sido dada a possibilidade de ajudar a tornar a freguesia melhor".

Aqui fica, desta forma, neste blogue, o retrato de um HOMEM QUE FAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS DE 3 MILHÕES ADERIRAM A ESTA GREVE GERAL

 Foram mais de 3 milhões de trabalhadores que ontem, 11 de dezembro, aderiram à greve geral. Contra o pacote laboral do governo do PSD e do ...