segunda-feira, 30 de setembro de 2024

A APETÊNCIA É ENORME

 Quando as autárquicas estão mais ou menos perto, começamos a ver manifestações que nos dizem que há muitos interessados a um lugar ao sol.

Fazer parte de uma lista é importante para muitos que, não sendo escolha para os lugares ditos elegíveis, qualquer lugar lhe serve.

Em Mira ou seja lá onde for, a música é toda igual.

Depois, há os desejos de algumas mamãs para que o seu rebento tenha numa lista um lugar elegível.

Para que isso possa acontecer, há que, na hora certa, estar do lado que melhor lhes convém para os seus desejos se concretizem.

Nem que para isso tenham de engolir alguns sapos ou de dar algumas facadinhas nas costas de alguém.

Em suma: a apetência por um lugar ao sol é enorme.

domingo, 29 de setembro de 2024

PEDRA ANGULAR

 Pedra Angular era o nome do espaço de 10 minutos que integrado no programa Na Mira da Rádio, acontecia na Rádio Bairrada duas vezes por semana.

À segunda-feira com António Marcelino, então bispo de Aveiro, e à quarta-feira com Júlio Grangeia, pároco de Travassô e Óis da Ribeira, no concelho de Águeda.

Religião e outros temas encheram aquele espaço, realizado por mim, de que hoje tenho saudades.



WILSON BRASIL

 Jornalista brasileiro, com longa carreira em jornais e rádios do seu país, Wilson Brasil foi, em Portugal, cronista da Gazeta dos Desportos.

Impulsionador do Troféu Gandula, foi meu convidado, em Portomar, não me recordo do ano, na primeira sede do Domus Nostra.

Aí várias pessoas tiveram a oportunidade de o ouvir.

Hoje recordo-o aqui com saudade.


Créditos fotográficos: TERCEIRO TEMPO


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

"CAPITÃO DE ABRIL" ESTEVE EM MIRA A COMEMORAR OS 40 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

 Em 2014, as comemorações dos 40 anos do 25 de abril, organizadas pela Câmara Municipal de Mira, contaram com a presença de Álvaro Fernandes, "capitão de Abril".

Deve-se ao Movimento Gota D'Água, que foi parceiro nesse evento da edilidade mirense, a vinda desse militar de Abril.

É sempre bom recordar.


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

ISABEL LOUÇÃO SANTOS APRESENTOU LIVRO NA PRAIA DE MIRA. UM EVENTO QUE RECORDAMOS

A 11 de julho de 2014, a convite do Movimento Gota D'Água, a jornalista Isabel Loução Santos, da TVI, esteve no Hotel Mira Villas, na Praia de Mira, onde apresentou a um vasto público o seu livro "Como Sobreviver a uma Crise (e contar a história). Um livro editado pela Gradiva.

Seguiu-se um debate bastante participado.

Esta é uma iniciativa que devemos recordar.



quarta-feira, 25 de setembro de 2024

PRETENDEMOS IR MEXENDO COM O CONCELHO

 Este blog não se fica apenas pela escrita e, como já foi anteriormente referido, pretende dar continuidade à Feira de Troca de Livros, herdada do Jornal da Gândara, e organizar outras iniciativas.

Com a nossa força pretendemos mexer com o concelho. Aqui vamos pensar, escrever, idealizar novos projetos, e fazer com que as coisas importantes para o desenvolvimento deste concelho sejam faladas, discutidas e debatidas por todos.


O blog COR DO LUAR nasceu em março e pretende continuar ativo e em movimento.

Dando força à cidadania numa perspectiva aberta e unitária.

Iremos andar por aqui e por aí.

Esteja atento.




Pensamos, idealizamos, agimos, combatemos, lutamos, organizamos, incomodamos...para que a cultura e a cidadania tenham eco na sociedade. De Mira para o mundo...estamos vivos.
Todas as reações:
Tu, Zélia Morais, Alzira Jaria e a 1 outra pessoa
2 comentários
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar

terça-feira, 24 de setembro de 2024

MELHOR DEMOCRACIA, MELHOR EUROPA


 "Melhor Democracia, Melhor Europa" é uma iniciativa que vai decorrer no dia 28 de setembro, a partir das 19h, no Forum Lisboa, organizada pelo DiEM 25.



A estreia em Portugal da série documental "No Olho da Tempestade: A Odisseia política de Yanis Varoufakis", de Raoul Martinez, vai acontecer e será seguida de um debate onde vão participar Ana Maria Valinho, Manuel Arriaga e Patrícia Robalo.

A entrada é livre.

Saudamos daqui os organizadores pela iniciativa.

SE FOI OUTRO QUE FEZ, FAZ-SE CONTA QUE NÃO EXISTE

 Parece fazer parte da estratégia politiqueira dos autarcas deste país a forma como estes olham para as obras que os autarcas anteriores, e doutro partido, deixam nos diversos concelhos.

Desde dizer mal, criticar e fazer de conta que essas obras não existem, vale tudo.

Em 1997, a Câmara Municipal de Mira recebeu uma menção honrosa, entre 40 autarquias a concurso, "pela criação de um percurso pedonal e de cicloturismo no concelho".

João Reigota, o presidente da altura, recebeu o prémio, em Lisboa, entregue pela então ministra do Ambiente, Elisa Ferreira.

Será pelo facto da premiada via ter sido obra de um presidente socialista que a dita está assim abandonada, esburacada, e sem ter direito a ser olhada como deve ser pelos atuais autarcas social democratas?

Acho ser tempo de se fazer política e não politiquice barata.


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

MANIFESTAÇÕES PELA HABITAÇÃO DIA 28 EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS

 A habitação é um tema em discussão diária tendo em conta a crise existente.

Dia 28 de setembro, por iniciativa da Plataforma Casa para Viver, diversas manifestações vão acontecer em vários pontos do país.



O apelo feito para estas concentrações tem a ver com a necessidade da cidadania se coloque em movimento, com associações, grupos, repúblicas, casas e coletivos a juntarem-se na construção de um movimento alargado pela habitação, pelo fim da especulação imobiliária, pelo fim da transformação excessiva e abusiva de edifícios para fins turísticos, pelo direito à cidade e por habitação pública, inclusiva e acessível, no cumprimento do direito à habitação consagrado no artigo 65º da Constituição da República Portuguesa.

Aqui,  neste blog, estamos de corpo e alma com esta iniciativa.



S. JOÃO DA MADEIRA


 Terra de indústria, máquinas de costura, torneiras, calçado e chapéus, S. João da Madeira é a terra onde vivi e trabalhei de 1973 a 1976.

Ali fiz amigos. e entre um café no Império, um pastel na Concha Doce, ou mesmo um jantar na Santola, havia sempre tempo para uma boa conversa.

E, sobretudo no verão, a malta metia-se no comboio de linha estreita e ia tomar café a Espinho. Ou, até, ia a pé até Arrifana ver um filme no cineteatro local.

Tinha 18 anos em 1974 quando, em abril, aconteceu a revolução libertadora do regime negro do fascismo.

Aí, depois de abril, tive oportunidade de participar em lutas antifascistas, e vigílias contra os ataques incendiários desses mesmos fascistas.

Tive oportunidade de conhecer gente trabalhadora e de consciência política bem acentuada.

Hoje, tenho saudades desse tempo e dessa laboriosa terra.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

ACONTECIMENTO DE ABRIL DE 2012 AINDA HOJE É LEMBRADO

 Foi a 28 de abril de 2012 que Mira se engalanou para homenagear José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

Numa grande parceria, fizemos de Mira a capital da liberdade, fizemos com que a memória desse dia ainda hoje, 12 anos depois, seja lembrada, não só em Mira mas, também, um pouco por todo o país.

Nesse dia, pusemos Mira no mapa.


E todos os parceiros souberam fazer crescer o acontecimento.

UM CONCELHO A PERDER PROTAGONISMO

 Cheguei a Mira em 1990 e, ao longo destes anos, vi primeiro esta vila com algum protagonismo e vi, tenho vindo a ver, que nos últimos anos Mira tem vindo a perder protagonismo.

Se alguma coisa se vem fazendo são, no entanto, coisas desgarradas sem pertencerem a um plano de ação que se conheça.

Não temos nenhum produto que nos identifique, como temos nos concelhos em volta. E até temos por cá produtos que nos poderiam identificar. Como as favas à nossa moda, por exemplo.

Diversas áreas importantes para fazer crescer o desenvolvimento e dar protagonismo a esta terra, ou são descuradas, esquecidas ou quem dirige o concelho acha que não vale a pena.

Alguns acontecimentos, como os campeonatos de columbofilia, e outros que acontecem na Praia de Mira, são importantes. No entanto, Mira ainda não os conseguiu agarrar de forma a fazê-los crescer.

Esperemos sinceramente que quem vier a seguir, seja quem for, saiba transformar Mira rumo a um melhor desenvolvimento e dar-lhe protagonismo.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

ELAS ESTIVERAM CÁ E DEBATERAM A ESPERANÇA DOS DIAS CLAROS



 A esperança dos dias claros, foi este título que pensou o Movimento Cultura e Cidadania e levou a bom termo estas tertúlias para que, na altura, mulheres dos diversos partidos com assento parlamentar foram convidadas.

No entanto, apenas se realizaram duas edições, dado que apenas o Bloco de Esquerda e o PS aderiram.

Recordemos, então, que, além de outras convidadas, ligadas à cultura e não só, foram convidadas principais Catarina Martins, na primeira edição, e Elza Pais,  na segunda.

Como sempre acontecia, estas iniciativas que se fizeram em Mira foram um sucesso.

E é sempre bom recordar.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

SILÊNCIO MINISTERIAL

 É estranho que, nestes dias em o fogo é ordem do dia, apenas o primeiro-ministro fale.

A ministra da Administração Interna está em silêncio.

Será estratégia ou será o quê?

MÁRIO PAIS DE OLIVEIRA

 Nasceu em Lourosa em 1937 e faleceu em Penafiel em 2022.

Mário Pais de Oliveira, o Padre da Lixa, foi padre e jornalista. Foi diretor do Jornal Fraternizar.

Foi um amigo com quem lidei várias vezes, em Seia, em Mira e no Porto, e a quem entrevistei a propósito do livro "Novo Livro do Apocalipse ou da Revelação", escreveu vários livros além do atrás referido.

"Fátima, Nunca Mais", "Que Fazer com Esta Igreja" e "Quando a Fé Move Montanhas" são outros dos muitos títulos que escreveu.

Antifascista, interventivo, grande obreiro do Barracão de Cultura, em Macieira da Lixa, foi um amigo que deixou saudades.


INFERNO

 São 120 os incêndios que são contabilizados no país, sobretudo no Centro e no Norte.

São mais  de 5 mil bombeiros, homens e mulheres, que estão a combater este inferno.

Estes incêndios já se comparam aos de 2017 e, lamentavelmente, parece que pouco ou nada foi feito nestes anos.

Como escreve o camarada Gustavo Magalhães Mourinho, "enquanto comunistas revolucionários, não podemos deixar de criticar a exploração voraz dos recursos naturais que se tornou tão característica do capitalismo moderno".

A industrialização capitalista é culpada desta situação. E os nossos políticos não aprenderam nada com a tragédia de há 7 anos atrás.

ACORDEM!

NOTA:

Aqui à porta, temos um problema com aquilo em que está transformada a chamada Quinta do Pinto Basto.

Com arvoredo e ervas prontas para arder, como arderam em 2017, a amostra continua pior do que antes.

Ninguém limpa, a autarquia nada faz.

Dentro de dias, alguns moradores destas ruas vão bater na porta de quem lhes pode valer. Na Câmara Municipal.

Esperam que o problema seja resolvido para que as pessoas possam andar descansadas.






segunda-feira, 16 de setembro de 2024

A RUA DE SÃO CAETANO ESPERA-VOS

 O CDS arribou com a chamada do PSD para a AD e o partido que tinha desaparecido do parlamento nacional lá voltou e, até, chegou ao governo de Montenegro.

Mas, há sempre alguém. e desta vez foi o líder, a dar tiros nos pés e, agora, como escreve Ana Sá Lopes no PÚBLICO, "o discurso sobre Olivença é a prova da morte do CDS".

Tal como se lê neste artigo, dando razão ao centrista Diogo Feio, "insistir em manter o CDS enquanto partido autónomo não traz nenhum bem à direita. E, como se viu com Nuno Melo, até pode trazer uns aborrecimentos."

Assim sendo, os que ainda restam no partido do Largo do Caldas, devem dirigir-se à Rua de São Caetano onde a família social democrata os irá receber bem.


O FOGO ESTÁ PERTO DE NÓS

 O fogo está perto de nós.

Segundo as notícias, o fogo está ativo no concelho de Albergaria-a-Velha.

Por aqui, terras de Mira, passaram 7 anos sobre a tragédia de 2017 e continuamos a constatar que a falta de consciência de uns quantos continua na ordem do dia.

Pinhais e terrenos que não são limpos espelham bem o desleixo e a falta de respeito pelos outros deste inconscientes.

Entretanto, a Protecção Civil de Mira alerta para "o risco de incêndio nas próximas 48 horas" e frisa que se deve evitar "comportamentos de risco, não usar fogo nas áreas rurais e florestais" e lembra que "os trabalhos com máquinas agrícolas nos espaços rurais e florestais estão interditos".

"A Protecção Civil somos todos nós", sublinham.

Se a tragédia acontecer de novo vamos ouvir lamúrias e choradeiras desses que agora assobiam para o lado.



sábado, 14 de setembro de 2024

DECISÃO IMPORTANTE

 Quando os anos nos pesam e a saúde nos desiquilibra, temos de saber tomar decisões que até não era nossa intenção tomar.

Assim sendo, em termos de atividade como cidadão ativo e interveniente, vou ficar com a continuação da Feira de Troca de Livros (realizaremos uma em outubro e outra em novembro) e com a realização do debate de 23 de novembro, na Praia de Mira, onde iremos debruçar-nos sobre o desenvolvimento do concelho de Mira. Até ao final do ano, estas serão, portanto, as únicas atividades que desenvolverei.

Em nome do blog COR DO LUAR estarei na organização das iniciativas referidas.

Para o futuro, podem contar comigo em 2025 para ajudar a debater as políticas que os partidos concorrentes apresentarão para este concelho.

E podem contar, com toda a certeza, que no próximo ano tomarei a minha posição pública sobre a candidatura que apoiarei nas próximas autárquicas. Não ficarei de fora, garanto-vos.



sexta-feira, 13 de setembro de 2024

ONTEM DISSE UMA COISA, HOJE FAÇO OUTRA

 No passado o PSD criticou o que faz agora ou seja sanear, sanear, sanear.

Sessenta e seis altos quadros da administração pública tiveram ordem de saída.

Como no passado criticou atitudes do género vindas do PS, é caso para perguntar: a memória atraiçoou o partido liderado por Montenegro?

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

NA AMÉRICA HÁ MAIS A TER EM CONTA

 Esperamos que, na corrida à Casa Branca, as ideias conservadoras de Trump não saiam vencedoras.

Que tudo aquilo que ele representa seja derrotado.

No entanto há muito mais a fazer do que ficar à espera do que vai acontecer.

Os Comunistas Revolucionários da América sublinham que "à medida que as eleições de 2024 se aproximam sa sua reta final, lançaram uma campanha de costa a costa para combater a cínica fossa da política burguesa, injetando uma perspectiva de luta de classes muito necessária".

Frisam ainda que "a Guerrra de Classes 2024 é uma declaração de guerra a ambos os partidos da classe dominante e uma bandeira para reunir a nova geração de trabalhadores e jovens com consciência de classe que não querem ter nada a ver com esses partidos capitalistas".

Seja como for, a América pode mudar se apreender que a luta não se esgota nesta corrida.


segunda-feira, 9 de setembro de 2024

FERNANDO NAMORA

 Fernando Namora, médico e escritor, nasceu em Condeixa, a 15 de abril de 1919.

Dos seus 28 títulos publicados, destaca-se aqui "Fogo na Noite Escura", "A Noite e a Madrugada", "O Trigo e o Joio" e "Domingo à Tarde".

Como médico passou por várias terras, mas foi Monsanto aquela que mais terá influenciado a sua escrita.

Fernando Namora morreu em Lisboa, a 31 de janeiro de 1989.

Em Condeixa, a Escola Secundária tem o seu nome e, desde 1990, a Casa Museu Fernando Namora, também na sua terra natal, espera pela visita de todos.


sábado, 7 de setembro de 2024

SERÁ QUE O DEBATE NÃO INTERESSA A TODOS?

 Colocar a cidadania a funcionar e, assim, querer saber mais sobre o que os nosso s políticos pensam, sobre o que têm a dizer sobre este ou aquele assunto, seria o ideal.

Mas, parece-me que a coisa não funciona lá muito bem dado que alguns políticos, sobretudo no poder, não se sentem muito à vontade com estas, digamos, sessões de esclarecimento onde o cidadão quer saber com aquilo que conta. Esperemos que a coisa não ganhe escola por cá.

NOTA À MARGEM:

Não entendi muito bem a indisponibilidade de membros da edilidade, ou mesmo do partido que governa a dita, para uma tertúlia que estava agendada para este mês de setembro na Praia de Mira.

O facto de ser um dia muito cheio de atividades não pode servir de desculpa.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

COMEÇAM A SURGIR DÚVIDAS DENTRO DO PSD CÁ DO SÍTIO

 Parece não ser muito certa a ideia de que o candidato do PSD em Mira seja o atual presidente.

A fazer fé no que se vai ouvindo por aí, existe alguém prontinho para alterar essa quase certeza.

Se acontecer mesmo que o referido pré-candidato a presidente da autarquia pelo partido "laranja" consiga fazer com que as coisas mudem de rumo, então as surpresas serão algumas e alguém vai perder a vontade e o desejo de ser ele o escolhido.

Se esse que agora é referido tiver força para alterar os desejos assumidos por alguns, muita água ainda vai correr debaixo da ponte.

E ter força na distrital e na nacional pode ter muita influência na decisão a tomar.


quinta-feira, 5 de setembro de 2024

UM PRESIDENTE DO PIOR

 Deixem-me perguntar:

Em França, temos um presidente que não respeita os resultados eleitorais. O que é que ele precisava que lhe acontecesse?

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

OS FOGOS

Basta que os termómetros subam um pouco mais para que os fogos tomem conta das primeiras páginas dos jornais escritos, falados e televisionados. E, como se ouve por aí, é “sempre a mesma coisa, nada se resolve”.

De ano para ano, fazem-se promessas de mudança, ultimam-se os anúncios de planos que ninguém percebe... e o país lá vai ardendo com o fogo a contribuir, tantas vezes, para a subida da taxa de desemprego. E para a destruição de vidas e haveres.

O LIVRO VAI ESTAR À SOLTA NO ARNEIRO

 No próximo sábado, 7 de setembro, vai ter lugar no Arneiro a 14ª edição da Feira de Troca de Livros, agora organizada pelo projeto Cor do Luar.

Algumas pessoas estranharam a escolha da localidade porque, disseram, "o Arneiro é tão pequeno".

As coisas não são vistas pela grandeza ou pequenez dos sítios onde vamos realizando esta feira.

O importante, aqui, é dar força aos livros e, ao mesmo tempo, dar a conhecer terras que muitos dos amantes dos livros não conhecem.

Posto isto, espero por todos os que se identificam com esta ideia, e os outros também, sábado, no largo do Arneiro, entre as 15h e as 18h.



segunda-feira, 2 de setembro de 2024

TROIKISTAS E TROTSKISTAS

 O senhor primeiro-ministro usou, num ataque ao PS, o termo troikistas numa alusão clara aos tempos da famigerada troika.

Sobre esta e sobre estes só quero é distância, como se compreenderá.

Sobre os outros, trotskistas, quero tudo.


Marxista, tenho Leon Trotsky como um exemplo da luta e da revolução.

Viva o trotskismo, abaixo o troikismo.

domingo, 1 de setembro de 2024

CASA GANDARESA

 O Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa, a visitar no Seixo, "preserva a valoriza não só o património material, mas sobretudo o imaterial, traduzido nos valores de entreajuda, solidariedade, cultura e identidade do povo gandarês."

Situada na Rua dos Moliceiros, nr 10, a casa está aberta a todos aos domingos, entre as 13h30 e 16h30.

Um espaço a descobrir!

Um espaço aberto a muitas ideias culturais e não só como, aliás, já aconteceu por diversas vezes.




OS COMENTADORES

 Eles são muitos que se dividem pelas televisões e que dizem tudo e mais alguma coisa para merecerem o dinheiro que lhes pagam.

Fazem de treinadores de bancada sobre este e aquele clube, desde que seja um dos grandes, e apresentam estratégias que nem sequer terão lembrado aos respetivos treinadores.

Na política, dão opiniões e mais opiniões, apontam o dedo aos erros dos políticos e, alguns deles, como já se viu, ainda tiveram direito a lugarzinhos ao sol. E outros esperam ainda ter.

Os comentadores são uma classe que por vezes até arrepia.


BOLO NEGRO DE LORIGA

 Dado que vivi e trabalhei em Loriga, no concelho de Seia, tenho um conhecimento razoável do que é o bolo negro de Loriga, isto mais do pont...