quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

QUE 2026 NOS TRAGA PAZ, PÃO, HABITAÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO

 O ano que está quase a começar será bom se nos trouxer PAZ, PÃO, HABITAÇÃO, SAÚDE e EDUCAÇÃO.

E se souber juntar-nos na luta contra o racismo e o fascismo.

A 7 de fevereiro, estaremos juntos na Praia de Mira afim de deixarmos ecos da luta contra o fascismo, ontem e hoje. E para que a memória não se apague.


terça-feira, 30 de dezembro de 2025

SILVÉRIO MANATA APRESENTOU "CARAMELOS DE AMARGAR" EM CADIMA



 Integrada na Virada Gandareza, que a Associação Lúcia-Lima organizou de 26 a 28 de dezembro, em Cadima, decorreu, no passado domingo, uma apresentação do livro "Caramelos de Amargar", de Silvério Manata, editado pela Gradiva.

A sessão contou com grande interesse do público e, segundo o autor, "momentos de viva participação, inclusive a intervenção de um convidado que, tendo sido ele próprio caramelo, partilhou a sua experiência e dialogou com os presentes."

Agradecendo o convite, Silvério Manata sublinhou que "fazia todo o sentido apresentar este livro num lugar de onde partiram tantos caramelos para as terras de entre o Sado e o Tejo."

SILVÉRIO MANATA RELATA DE FORMA GENUÍNA E POÉTICA A REGIÃO DA GÂNDARA


A propósito deste romance, o escritor António Tavares refere que "com uma obra consolidada, Silvério Manata relata de forma genuína e poética a região da Gândara, as suas gentes e a sua psicologia social. Faz jus ao mestre Carlos de Oliveira, seu conterrâneo."

Aqui saúdo o autor que tem vindo, através da escrita, a contribuir para o desenvolvimento literário e cultural desta vasta região.

CRÉDITOS: GRADIVA E O AUTOR

domingo, 28 de dezembro de 2025

GENTE QUE FAZ (especial): ASSOCIAÇÃO CULTURAL CÂNDIDO FERREIRA

 Fundada a 12 de setembro de 2023, com sede em Febres, a ACAF- Associação Cultural Cândido Ferreira trabalha em prol da cultura e do ideário referente ao médico, escritor e amigo natural daquela localidade do concelho de Cantanhede.

Das variadas atividades já desenvolvidas destaco aqui a que a associação, em parceria com a Confraria Nabos e Companhia e com este blogue, realizou nos Carapelhos, a 25 de outubro.

EM MEMÓRIA DE CÂNDIDO FERREIRA, reuniu ali, na sede da confraria, muita gente da escrita, escritores, poetas e outros autores, em torno daquele que se estava ali a homenagear.

Porque é importante que a memória não se apague, a ACAF segue o seu caminho e as atividades futuras estão brevemente a serem conhecidas.




terça-feira, 23 de dezembro de 2025

UMA BOA RECORDAÇÃO


 Hilário Dias da Silva, um amigo que fez comigo o Serviço Militar na EPST da Figueira da Foz. Eu de Sobreiro, Condeixa, ele de Airão São João, Guimarães.

Passou pelo menos um fim de semana no Sobreiro, eu passei um fim de semana na sua terra, lá pertinho de Guimarães.

O Hilário já partiu há uns anos, mas continua bem vivo no meu coração.

A 15 de novembro de 1978, ofereceu-me, como prenda de anos, o livro "Zé Povinho 1875" de José Augusto França, bem guardado até hoje na minha biblioteca pessoal.

Hoje e aqui lembro esse amigo e endereço aos seus familiares, lá em terras de Guimarães, os maiores desejos de Boas Festas.

Quanto ao Hilário...os amigos só morrem se nos esquecermos deles.


NOTA DE RODAPÉ: A 22 de setembro de 2024, o Hilário foi homenageado pela sua freguesia que considerou que ele foi "o professor e artista que em vida foi um autêntico visionário. A sua história é inspiração para as gerações vindouras."


segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

DERROTADO, LÁ VAI ELE TER DE TIRAR OS CARTAZES

 André Ventura vai ter de tirar os cartazes que visam a comunidade cigana.

Foi o Tribunal Local Cível de Lisboa que ordenou e, assim, o candidato presidencial chegano vai ter que fazer o que o tribunal ordenou e tem 24 horas para o fazer.

Se não fizer, vem aí multa pesada.

O racismo, que não é liberdade de expressão, é sim um meio de capitalistas e fascistas puderem reinar, é assim condenado. O que devia acontecer mais vezes face ao que o partido de Ventura e outras organizações afins tem vindo a apregoar.




"Esta decisão representa um momento relevante para a defesa da dignidade, da igualdade e do Estado de direito democrático em Portugal", refere fonte da comunidade cigana.




CRÉDITOS: RTP, SOS RACISMO, ARLINDO AMORA, EXPRESSO

























HOMENAGEM A CHICO MENDES

Em 1988, a 22 de dezembro, Chico Mendes, líder sindical e ecologista brasileiro, foi assassinado.
Lutou em defesa dos seringueiros e o seu ativismo trouxe-lhe reconhecimento internacional. E trouxe também a ira dos grandes fazendeiros que o assassinaram. Tinha 44 anos.
Recebeu o Global 500 da Organização das Nações Unidas (ONU) como prémio pelo seu ativismo, na Inglaterra, e recebeu também a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos.
Vários artistas, cantores e compositores, entre eles Paul McCartney, Simone, Luiz Gonzaga e Pepeu Gomes, gravaram temas em homenagem a Chico Mendes.
Hoje, aqui o lembramos e homenageamos.


CRÉDITOS: WIKIPÉDIA


domingo, 21 de dezembro de 2025

GENTE QUE FAZ: ANA RAQUEL SILVA

 Ana Raquel Silva (Ana Quel) é uma mulher que faz e, assim sendo, é convidada deste espaço.

Natural de Coimbra, reside nas Cavadas, e é Designer Gráfica. Tem uma licenciatura em Comunicação Design e Multimédia, que foi conseguida na Escola Superior de Educação de Coimbra. é mãe do Isaac que considera a sua maior conquista, desafio, motivação e orgulho.

Extrovertida e faladora, a Ana Quel vê, aos 33 anos, "a vida como uma grande aventura criativa." já que, acrescenta, "desde sempre, tive uma paixão por contar histórias visualmente."

Um pouco teimosa, interessada em aprender, e com vontade de fazer sempre mais e melhor, confessa que tem "uma queda especial por fotografia e vídeo, parece que sou viciada em captar momentos e dar-lhes vida. Não é apenas um trabalho para mim, é uma jornada criativa que já dura há mais de 10 anos."

Com seis anos de experiência na Tau Tau Agency, esta mulher criativa confessa que "ali aprendi muito e vi nascer e crescer o setor de agência de marketing e comunicação dessa empresa."


Hoje, e desde há 3 anos, gere a sua própria agência, AQUELA AGÊNCIA, que, assegura, "não é uma agência convencional, é A-QUE-LA agência. É a minha forma única de dar cor, vida e personalidade ao design gráfico, web design, redes sociais e audiovisuais. Pode parecer muita coisa, mas quando se tem paixão pelo que se faz, tudo flui naturalmente. E claro, tenho uma equipa incrível de pessoas que me apoiam nas várias áreas para poder oferecer ao cliente um serviço único e completo."

Os seus tempos livre são ocupados com a família e com os amigos, essencialmente, e refere a terminar que se imagina "a crescer enquanto designer, mas também enquanto empreendedora, ver o meu pequeno projeto voar mais alto, juntamente comigo e com a equipa."


AS CRÓNICAS VÃO AOS CARAPELHOS

Depois de ter andado por muitos locais a norte e a sul, Mário Moreira vai estar nos Carapelhos, na Confraria Nabos & Companhia, este sáb...