quinta-feira, 10 de julho de 2025

QUANDO AS CÂMARAS ENGORDAM

 Não há qualquer dúvida que, a poucos meses das autárquicas, ontem como hoje, os presidentes recandidatos, e alguns que não sendo olham para o futuro do seu partido, fazem tudo para saírem vencedores nessas eleições, desde as obras até a entrada de novos funcionários.

Dizem os mais entendidos que isto se deve a um medo atroz que se apodera deles pois, não podem perder aquela eleição assim como o prestígio alcançado.

Acontece em todo o país e tenho mesmo dúvidas se haverá alguma exceção.

Assim, não é ironia quando se diz que essas câmaras engordam e ficam com funcionários que parecem baratas tontas dado não terem o que fazer.

É o que temos.

Este lado da política, com cheiro a politiquice, não me agrada. 


CRÉDITOS: TODA MATÉRIA


terça-feira, 8 de julho de 2025

COM OS CHEGANOS AO COLO. QUEM LUTOU CONTRA O FASCISMO MERECIA MAIS RESPEITO

 Custa-me a acreditar que um presidente da AR e até um deputado do PS achem normal a leitura de nomes de crianças, como aconteceu na Assembleia da República.

O que me parece, depois de se saber da força que certos canais de televisão dão ao partido de Ventura, é que estes cheganos estão a ser levados ao colo por estes rapazes e pelo partido que governa o país.

TIREM-ME DESTE FILME.

ABRIL E TODOS AQUELES QUE SOFRERAM ÁS MÃOS DUM REGIME NEGRO E FASCIZANTE, TODOS AQUELES QUE LUTARAM... MERECIAM OUTRO RESPEITO.



CANDIDATOS E CANDIDATOS

 Os candidatos a PR já fazem contas por aí e é ver quem, do lado de cá, vai dizendo que apoia ou não apoia este ou aquele.


Dos candidatos que favorecem a direita nem vale a pena falar.

Na esquerda, aparecem a jogo António José Seguro e António Filipe. No entanto, nem toda a esquerda se revê neles.

Há quem espere por Sampaio da Nóvoa mas, o certo, certo, é que não há qualquer certeza se avança.

E, estamos todos na espera de aparecer um candidato que nos agrade.

Eu, também eu, ainda quero acreditar que haverá luz ao fundo do túnel.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

AUTÁRQUICAS A 12 DE OUTUBRO: COMO SERÁ A CAMPANHA POR CÁ?

 Marcadas pelo governo, as autárquicas vão ser a 12 de outubro, como a maioria dos partidos desejava. E agora vamos esperar pela respetiva campanha eleitoral.

Cá por Mira, quando são conhecidas três candidaturas, e podendo aparecer mais uma, pelo menos, espero uma campanha séria onde não tenham lugar os lavares de roupa suja e as promessas mentirosas.

Espero, ainda, que o povo votante possa ser esclarecido de forma a poder votar em consciência.

E quero, também, acreditar que o povo perceba que estas eleições não são iguais ás anteriores, ás legislativas.

Aqui vota-se em pessoas em que acreditamos, independentemente do partido com que se apresentam.

Desde que voto em Mira, fiz sempre esse exercício tendo votado sempre em quem acreditei.

Nas próximas, vou continuar a fazer isso mesmo.


quarta-feira, 2 de julho de 2025

OS LIVROS CONTINUAM A ANDAR DE MÃO EM MÃO

 Esta ideia de uma feira de troca de livros, que foi iniciada pelo Jornal da Gândara e continuada pelo blog Cor do Luar, já existe e percorre os vários locais deste concelho e também Calvão e Cantanhede desde junho de 2023.

Agora, continua por aí mas, entrou na fase de doar exemplares dos seus livros, do património da feira, a associações e autarquias para quem o livro é importante.

Até agora, foram entregues livros á Associação Gentes da Gândara, de Differdange, no Luxemburgo, á Junta de Freguesia da Praia de Mira e ao Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa.

Futuramente contamos doar outros livros a autarquias e associações que nos contactem.

PELO LIVRO, TUDO.


REVISTA MANIFESTO, VEM AÍ A EDIÇÃO NÚMERO 8


 A revista MANIFESTO, editada pela Associação  Forum Manifesto, já conta com 7 edições, estando em preparação a número 8.

Dirigida por Nuno Serra, a revista tem, entre  os colaboradores, nomes como Daniel Oliveira, Isabel do Carmo, José Manuel Pureza, José Reis, Viriato Soromenho Marques, Alexandra Leitão, Ana Drago, Manuel Loff e Nuno Ramos de Almeida.

Aqui aconselhamos a sua leitura.

Mais informações e aquisição pelo endereço rev.manifesto@gmail.com

terça-feira, 1 de julho de 2025

DIA DAS BIBLIOTECAS

 Comemora-se hoje o Dia das Bibliotecas e merecem todo o destaque algumas que nós conhecemos um pouco por todo o país e que comprovam o real valor daqueles espaços onde o livro é rei.

O livro, através dos autores, dos editores e dos livreiros, através das tradicionais feiras do livro e das feiras e outros espaços onde se pode trocar o livro, mas, também, através das bibliotecas vai tendo o destaque que lhe é merecido. Que lhe é devido.

Porque LER É MÁGICO, aproveite todos os espaços onde o pode fazer, seja nas bibliotecas, seja nos exemplos referidos atrás.

Leia, leia sempre.


AS CRÓNICAS VÃO AOS CARAPELHOS

Depois de ter andado por muitos locais a norte e a sul, Mário Moreira vai estar nos Carapelhos, na Confraria Nabos & Companhia, este sáb...