sábado, 31 de janeiro de 2026

DIA 7, NA PRAIA DE MIRA, HÁ ECOS DA LUTA CONTRA O FASCISMO

 Sábado, 7 de fevereiro, os democratas, todos os democratas que queiram participar, podem e devem aparecer no Centro Cultural e Recreativo, na Praia de Mira, onde, pelas 15h, decorrerá o evento NÃO APAGUEM A MEMÓRIA, ECOS DA LUTA CONTRA O FASCISMO, ONTEM E HOJE.

Aberto a todos os democratas, com ou sem partido, o evento conta com 3 convidados principais, concretamente Manuel Ribeiro, Paulo Gil Cardoso e William Bigorna.

Este evento terá um momento de leitura onde se lembrará Agostinho Saboga, um antifascista, membro do PCP,  que foi operário vidreiro na Fontela, Figueira da Foz. E que foi perseguido e preso pela PIDE de má memória.

Por tudo o que a luta contra o fascismo representa, é importante a presença de todos. Aparece e participa.

NÃO DEIXEM ABRIL MORRER!

Desde já, agradeço ao presidente do Centro Cultural e Recreativo da Praia de Mira pela cedência do espaço.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

QUE ILAÇÕES SE PODEM TIRAR DOS 10.896 VOTOS DE ANDRÉ PESTANA?


André Pestana obteve 10.896 votos nas presidenciais e, agora, coloca-se a pergunta:

QUE ILAÇÕES TIRAR DESTE RESULTADO?


Para se obterem algumas respostas, André Pestana e alguns dos seus apoiantes vão encontrar-se amanhã, dia 31 de janeiro, pelas 14h30, na Casa da Imprensa, em Lisboa, afim de se fazer um balanço das presidenciais e da candidatura de André Pestana, e de algum modo, perspetivar "próximos eventuais encaminhamentos para reforçar um polo político alternativo à esquerda no país."

O Movimento Alternativa Socialista (MAS) anuncia também uma reunião, na sua sede, para 7 de fevereiro, 10h30, para estudar "que caminhos o MAS, como força política específica, poderá ajudar ao "reagrupamento dos revolucionários" no âmbito dos apoiantes da candidatura de André Pestana e cde eventuais forças que resultem de contatos a efetuar."

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

AS FEIRAS DO QUEIJO DA SERRA

 Nos vários anos que vivi no concelho de Seia, quer em Loriga, quer em Seia, assisti muitas vezes a estas muitas feiras de queijo da serra que se fazem na região.

Como grande apreciador deste néctar, aconselho vivamente a que assistam. Há muito por onde escolher.

Fica o mapa desses eventos para que seja mais fácil a escolha.


BAIXO MONDEGO MOTORFESTIVAL,

 O Baixo Mondego Motorfestival é um evento organizado,  em Montemor-o-Velho, desde 2014, pela Associação Asphalt Emotion Club.

É dedicado aos automóveis antigos, clássicos e modernos, e o evento conjuga a exposição de veículos selecionados e integra um conjunto de atividades de animação, especialmente o Drift.

Segundo informações da referida associação, "o evento oferece aos visitantes uma exposição de viaturas clássicas e modernas (desportivas e "customizadas"), um circuito de Drift, onde podem apreciar as capacidades de vários pilotos consagrados do Campeonato Nacional de Drift e não só, concentrações de clubes de diversas marcas automóveis, atividades lúdicas como o Car-Limbo, zona infantil, bares e zona chill out com música durante todo o evento e animação com Dj pela noite dentro."

Referem ainda que "para além da exposição automóvel, marcam presença várias empresas ligadas ao setor, desde viaturas, equipamentos, preparadores, produtos de detalhe, tal como vários clubes, associações e instituições que colaboram com a organização."

A edição número 11 do evento está marcada para 19 e 20 de setembro, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.

 A terminar, dizem que "para além do Baixo Mondego Motorfestival, a associação é responsável pela organização de uma das etapas do Campeonato de Portugal der Drift, que vai acontecer já nos dias 28 e 29 de março, também no Centro Náutico de Montemor-o-Velho."

Quis aqui dar o devido destaque a este evento desportivo que ajuda a desenvolver a vila montemorense.

Contem, sempre, com este apoio.








domingo, 25 de janeiro de 2026

VISÃO, NÃO FECHEM OS OLHOS

 NÃO FECHEM OS OLHOS AO JORNALISMO LIVRE, INDEPENDENTE E RESPONSÁVEL.

Leiam a VISÃO, apoiem a VISÃO. Comprem a VISÃO.

Numa altura em que a mentira quer invadir o espaço, quer reinar, é importante estarmos todos ao lado da equipa que faz a revista VISÃO.

Aqui fica a nossa homenagem a todos aqueles, homens e mulheres, que nos trazem, semana após semana, este jornalismo livre, independente e responsável com a VISÃO.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

GENTE QUE FAZ: MÁRIO MOREIRA

 Nasceu em Lourosa (Santa Maria da Feira), reside em Guimarães e é um homem da cozinha.

Mário Moreira estudou na Escola Técnica Coelho e Castro, em Fiães, e na Universidade do Minho. E estudou Cozinha e Direção Técnica de Restauração na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Chef, embora reformado, continua a mexer. Edita livros, escreve em jornais e um nome a ter em conta no setor.

Tive o privilégio de o conhecer na Figueira da Foz, aquando do Serviço Militar, e a honra de o ter vomo colaborador do Jornal da Gândara, na sua versão online.

Em relação aos livros, está a preparar algumas apresentações do seu último livro, "Crónicas Historiográficas de Gastronomia", nomeadamente em Penafiel, Lourosa, Ponte de Lima, Montalegre e, como refere, "mais duas ou três cá no concelho."


E aqui fica o retrato breve de um homem que faz.





GENTE QUE FAZ (especial): ACERT E TRIGO LIMPO

 Existindo desde 1979, em Tondela, a ACERT, segundo palavras dos próprios, "cedo se assumiu portadora de atuação pluridisciplinar, em termos das áreas artísticas, assentando a sua vertente criativa no núcleo que lhe deu origem; o TRIGO LIMPO teatro ACERT."

Exemplo de descentralização teatral e cultural, inserida na vida de Tondela, esta coletividade tem vindo, a través do Trigo Limpo, a levar a arte de Talma a vários públicos, tem vindo a fazer a diferença com as muitas atividades que organiza.

José Rui Martins é o presidente da direção.

Aqui, quis homenagear todos aqueles que fazem da ACERT e do Trigo Limpo um grupo de gente que faz.

Mais informações sobre a ACERT aqui: 

www.acert.pt



segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

CARLOS CIDADE

 Carlos Cidade foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, foi membro da Comissão Nacional do PS onde foi, também, membro da Comissão Distrital de Coimbra e líder concelhio em Coimbra.

Jurista, licenciado em Direito, Carlos Cidade exerceu a sua profissão no departamento jurídico da Águas do Centro Litoral.

Foi dirigente sindical, foi vice-presidente da direção da AAC/OAF e ainda membro da respetiva assembleia geral.

Foi deputado municipal e fazia parte do meu grupo de amigos.

Faleceu em maio de 2022, aos 63 anos.

Fica aqui a minha memória e a minha homenagem.


CRÉDITOS DA FOTO: CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS



CONTRA A AGRESSÃO IMPERIALISTA SOBRE A VENEZUELA

 A agressão imperialista de Trump na Venezuela só pode ter os democratas unidos em protesto.

Hoje, fazemos eco de mais uma que decorrerá amanhã em Coimbra.

Trata-se de uma ação de protesto que decorrerá no Largo da Portagem, a partir das 17h30.

Uma iniciativa de várias associações e sindicatos a que, aqui, aderimos.



UNAMO-NOS PARA A 8 DE FEVEREIRO DERROTAR O SALAZARISTA

 No dia 8 de fevereiro, os verdadeiros democratas só podem fazer uma coisa: votar Seguro e derrotar o salazarista.

É este o momento para nos unirmos em torno do candidato António José Seguro para evitar um potencial regresso ao que a extrema-direita defende.

A grande noite fascista de 48 anos, onde muitos portugueses foram perseguidos,  presos e mortos, serve de exemplo para que a memória não se apague, para travar o inimigo.

POR ABRIL, PELA DEFESA DA CONSTITUIÇÃO, DIA 8 VAMOS ELEGER SEGURO COMO PRESIDENTE DA REPUBLICA.

CRÉDITO DA FOTO: JORNAL O MINHO


sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

VARELA PÈCURTO

 Lembro-me de, em Coimbra, ver Varela Pècurto sair da Foto Hilda com a máquina a tiracolo. Sabia da ligação deste fotógrafo alentejano à RTP.

Mas, foi agora que, com a leitura de "Inventor de Esquecimentos", de António Canteiro, editado pela Gradiva, que terminei ontem, que fiquei a conhecer realmente o fotógrafo.

António Canteiro mostra-nos o homem na sua plenitude, desde o começo até ao presente, dá-nos a conhecer o lado bom e emocionante de um homem ainda e sempre preso ás suas raízes.

Ler este livro é urgente, é viajar pela vida de um alentejano que fez de Coimbra a sua cidade.

Parabéns Varela, parabéns Canteiro.



CRÉDITOS DAS FOTOS: GRADIVA, COIMBRA CANAL


terça-feira, 13 de janeiro de 2026

UMA FEIRA DUPLA NA PRAIA DE MIRA, UMA FEIRA EM CANTANHEDE

 Neste momento, a FEIRA DE TROCA DE LIVROS tem duas edições marcadas. Uma, dupla, a 17 e 18 de janeiro, na Junta de Freguesia da Praia de Mira, e outra a 21 de fevereiro, na Associação fotografARTE, em Cantanhede.

Para agendamento, temos edições no Ramalheiro, na Ermida, nas Cavadas, nos Carapelhos, no Seixo, em Calvão, em Vilamar e em S. Caetano.

A perfazer 3 anos em junho, esta iniciativa tem feito circular o livro e tem, sabemos, muitos apoiantes.

Cada vez que uma edição é feita, estamos a contribuir para a divulgação do livro e para o desenvolvimento de uma localidade. Ou de uma coletividade, como tem acontecido.



A TRETA DAS ELEIÇÕES NAS CCDR'S

 As eleições para as CCDR's são uma treta. Aqui, com a jogada combinada por PSD e PS, a democracia está de rastos, o 25 de Abril não está a ser cumprido por estas gentes.

Na CCDR-Centro, para não destoar, aconteceu o mesmo com o ex-presidente da edilidade aveirense a ser eleito nesta farsa do centrão.

João Moniz, que foi candidato do Bloco de Esquerda em Aveiro, coloca o dedo na ferida ao dizer que "em vez de uma verdadeira regionalização, em que os cidadãos têm um real poder de escolha e de responsabilização dos seus representantes, o centrão PSD-PS criou este sistema bizantino de eleição indireta, onde os joguinhos de bastidores e arranjos interpartidários falam mais alto."

Denunciar este estado de coisas deve estar na ordem do dia.

Aqui não nos calaremos e iremos em frente na defesa da democracia e dos valores e conquistas de Abril.


CRÉDITOS DA FOTO: CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS


domingo, 11 de janeiro de 2026

ÁLVARO FERNANDES

 Nascido em Luanda em 1943, a 28 de janeiro, Álvaro Fernandes foi militar de Abril e era muito próximo de Otelo Saraiva de Carvalho.

Foi um dos fundadores da Frente de Unidade Revolucionária e foi o militar de Abril que participou, em 2014, nas comemorações do 25 de Abril organizadas pela Câmara Municipal de Mira e que tiveram como parceiro o Movimento Gota D'Água que esteve na origem do convite feito a Álvaro Fernandes.

Vivia em Cascais e faleceu a 6 de maio de 2018.

Fica aqui a nossa homenagem a este militar amigo com um abraço à sua companheira Maria José Chaleira Fernandes.


sábado, 10 de janeiro de 2026

FRANCISCO TRINDADE

 Filósofo, professor de filosofia e psicologia, proudhoniano, hammiliano e zapiano, Francisco Trindade é escritor

Escreveu "O Essencial Proudhon" e "Proudhon Revisitado", ambos editados pela Universitária Editora, o primeiro em 1999 e o segundo em 2001.

Foi redator e depois diretor do jornal anarco-sindicalista "A Batalha" em 1997 e 1998.

Francisco Trindade, um amigo que conheci, em Portomar, quando juntamente com Carlos Carranca ele visitou um amigo comum destas terras de Mira.

Hoje e aqui fica a nossa referência a este homem da cultura que foi importante conhecer.



terça-feira, 6 de janeiro de 2026

GENTE QUE FAZ: ASTRID PAPEL

 Formada em Naturopatia, Ortomolecular, Análises Clínicas Integrativas no metabolismo e em alimentação saudável, Astrid Papel é uma mulher que faz.

Formou-se no Instituto Português de Naturologia, EMAC, e na Associação Portuguesa de Iridologia.

Nasceu na Venezuela e reside em Mira.

Para o seu futuro espera que "a medicina convencional e a medicina natural deixem de caminhar em lados opostos, que se olhem, se escutem e unam as mãos" adiantando ainda que "trabalhem em conjunto, não para provar quem tem razão, mas para cuidar de quem precisa." Porque, frisa, "a verdadeira saúde nasce quando ciências, natureza e consciência se encontram."

Aos seus clientes, Astrid Papel refere que o seu trabalho "é olhar para a saúde de cada um de forma completa. Não trato apenas sintomas, procuro compreender a origem do desequilíbrio."

Nas consultas, acrescenta, "integro a naturopatia, a nutrição ortomolecular e a visão da medicina integrativa, respeitando sempre o teu corpo, a tua história, a tua genética e o teu ritmo."

Cada plano é individual porque, frisa, "cada pessoa é única."

Um trabalho que urge descobrir numa profissional que acredita que é importante ouvir o outro já que, termina, "a saúde constrói-se em parceria."

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FEIRA DE TROCA DE LIVROS E O EVENTO DE FEVEREIRO

  A Feira e Troca de Livros volta em janeiro com duas edições. A primeira será dupla e vai ser na Praia de Mira, no salão da Junta de Freguesia, dia 17 de janeiro, sábado, das 15h ás 18h30, e no domingo, dia 18 de janeiro, das 10h ás 18h.  O cartaz respetivo será divulgado dentro de dias.

A segunda, em sítio a marcar, vai ser a 31 de janeiro.

A 7 de fevereiro, sábado, 15h, vai haver tertúlia na Praia de Mira, no Centro Cultural e Recreativo. 

O tema é NÃO APAGUEM A MEMÓRIA  - ECOS DA LUTA CONTRA O FASCISMO, ONTEM E HOJE.

ESTEJAM ATENTOS. Os convidados do painel serão divulgados ainda em janeiro.

domingo, 4 de janeiro de 2026

OS INVASORES E OUTROS QUE TAIS

 Putin e Trump são os invasores, os que invadem outros países e fazem dos povos alvos a abater.

A sociedade civil, sobretudo os velhos e as crianças, são carne para canhão destes ditadores imperialistas.

E na Europa, o poder está de joelhos perante Trump, está alheio ao que devia fazer no caso do russo invasor.


Agora, o fascista americano invadiu a Venezuela tudo em nome "da caça a um traficante de droga e terrorista."

Como escreve Eduardo Galeano "cada vez que os Estados Unidos "salvam" um povo, o deixam transformado em manicómio ou cemitério."

Depois, temos os "outros que tais", Milei e quejandos, ditadores, fascistas, a destruírem os seus próprios países. A contribuir, como faz o fascista de Israel , para  dizimar um povo.

A luta, na América, no mundo, por cá, só pode ser forte e unida para que capitalismo, imperialismo, fascismo e racismo tenham a resposta que merecem.

A resposta correta do movimento internacional da classe trabalhadora,  refere o Coletivo Comunista Revolucionário, "deve ser a mobilização e a rejeição total desta agressão imperialista injustificada", numa alusão á invasão americana na Venezuela.




quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

UM DITADOR A ROÇAR O FASCISMO

 Conforme refere Carlos Lobato, no nr 8 da Revista MANIFESTO: Ao tomar posse em janeiro de 2025, Trump traz um plano e uma equipa, ao contrário do que sucedeu em 2016, em que teve de se socorrer de muitos dos republicanos tradicionais. Trata-se agora de garantir, como ele disse na campanha, que os americanos "dentro de quatro anos não tenham de votar nunca mais".

É este presidente, a roçar o fascismo, que vai controlando tudo e todos e a quem algumas entidades europeias prestam vassalagem.

Os pretensos acordos para acabar com as guerras, que Trump apregoa, mais não são que música para os nossos ouvidos.

A intimidação que faz à Venezuela revela, também, o estado bélico deste imperialista ditador que governa os Estados Unidos da América.

A luta que na América se vai fazendo contra este estado de coisas só pode ser apoiada pelos antifascistas de todo o mundo.





EXPOSIÇÃO DE PINTURA NO CER EM VAGOS

 Uma exposição de pintura, do Atelier Terapia das Cores, que junta trabalhos de 40 alunos, crianças, jovens e adultos, é inaugurada dia 6 de...