domingo, 30 de novembro de 2025

GENTE QUE FAZ: PAULA SILVA

 Paula Silva nasceu em Cabinda e divide a sua residência entre o Barreiro, onde trabalha, e Aveiro, aos fins de semana.

Professora de Português e de Inglês (3º Ciclo e Secundário), esta mulher que faz lecciona no Barreiro e enquanto estudante passou Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Para além do trabalho, ocupa os seus tempos livres a escrever poesia, adora ler e ver filmes.

Conforme refere "a poesia é uma forma de eu poder extravasar tudo aquilo que me vai na alma, desde sentimentos de dor, perda, solidão, incompreensão, até simples reflexões sobre o Tempo, a Vida, a beleza do Céu, mesmo nublado." E acrescenta, "o Ser Humano (com todos os seus defeitos e qualidades."

Refere ainda que "em suma, escrever funciona como uma espécie de terapia, não só para mim, mas também para quem me lê e se identifica com os meus sentimentos."

Paula Silva tem vários sonhos e um deles é publicar um livro de poesia para começar e, depois, mais alguns para se afirmar como escritora.

Confidencia que já começou a escrever um romance também "em jeito de autobiografia", acrescenta.

Também adora  música, sobretudo clássica, e é "louca" por fotografia.

E aqui fica o retrato desta mulher que hoje protagoniza este espaço deste blogue.





segunda-feira, 24 de novembro de 2025

GENTE QUE FAZ: LUÍS ROCHA

 Luís Rocha reside no Seixo de Mira, é técnico superior do CEARTE onde já foi diretor de 1998 a 2023.

Foi presidente da Junta de Freguesia do Seixo e, atualmente, preside á Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira (ACRSM).

É membro da Comissão Consultiva para a Certificação das Produções Artesanais Tradicionais em Portugal e do Grupo de Trabalho que analisa os processos de atribuição da carta de artesão e da Unidade Produtiva Artesanal.

Foi vereador da Câmara Municipal de Mira, fundador, membro da Direção e presidente do Conselho Fiscal da ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, fundador da Coimbra Mis Futuro - Associação de Desenvolvimento Local onde, hoje, é presidente do Conselho Fiscal, membro do Conselho Cientifico das 7 Maravilhas da Cultura Popular, membro do Conselho Consultivo do PROVERE Aldeias Históricas de Portugal e membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Mira, de 2017 a 2023.

Hoje é, ainda, presidente do Conselho Fiscal da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, membro do Conselho Pastoral Diocesano de Coimbra e secretário da Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra.

Não sendo escritor, Luís Rocha é autor de vários livros e vários artigos sobre Formação Profissional, sobre Artesanato e matérias ligadas ao Trabalho e ao Social em revistas da especialidade e órgãos de Comunicação Social. Sobre a Gândara é autor de "25 Anos que mudaram o Seixo - O Papel da Freguesia" e coautor com diversos  autores da Gândara ou autor do prefácio de "Casa gandaresa - Património Vivo da Comunidade e do Território",  "Cozinha Gandaresa - Sabores e Saberes da Gândara", "O Barreiro - Redescobrir a Prática Comunitária e a importância do adobe de cal", "Poço de Engenho - Saber Tradicional que conquistou territórios de areia e transformou a paisagem da Gândara" e "Teatro no Seixo - Comemoração dos 125 anos".


Diz que "desde que me conheço com vontade própria, sempre tive o "bichinho" do serviço á comunidade" que foi, refere, "orientado por preocupações sociais e humanitárias que sempre me envolvi na sociedade, na vida cívica e política, tendo "consumido" nestas, adianta, "os melhores anos da minha vida e tento deixar algum legado: um ideal, uma ação, um resultado, um rumo".

Sobre o tempo em que foi autarca no Seixo, Luís Rocha frisa que "ter sido presidente de uma freguesia como o Seixo durante 12 anos com a história e cultura riquíssimo desta nossa terra pela qual estou imensamente grato", isto "pelo conhecimento e proximidade com pessoas maravilhosas, mas muito por me ter sido dada a possibilidade de ajudar a tornar a freguesia melhor".

Aqui fica, desta forma, neste blogue, o retrato de um HOMEM QUE FAZ.


segunda-feira, 17 de novembro de 2025

GENTE QUE FAZ (especial): ENFERMEIROS PORTUGUESES

 Os enfermeiros, pode-se dizer, são os parentes pobres do Estado, são esquecidos e olhados de forma negativa pelos sucessivos governos.

Quem já esteve internado num qualquer hospital, sabe daquilo que falo aqui, sabe, por que viu, o trabalho árduo destes profissionais da saúde.

Quis, aqui, homenagear todos estes "guerreiros" que lutam por melhores condições, que lutam para serem olhados de frente por quem manda neste país.



domingo, 16 de novembro de 2025

GENTE QUE FAZ: MARIA VÍTOR MOTA

 Nasceu no Porto e reside no Porto. Maria Vítor Mota, também conhecida como Mavi, estudou Comunicação Social na Universidade do Minho mas, o seu caminho foi dar á hotelaria.

Desde há cerca de 30 anos, colabora no Humanismo Universalista, corrente que, diz, "teve início na década de 60 do século passado na Argentina, com o pensador argentino Silo."

Atualmente, e neste âmbito, Maria Vítor Mota participa no Parque Estudo Reflexão Minho "para fazer crescer um polo da não violência na Póvoa de Lanhoso" e participa, ainda, numa equipa da Convergência das Culturas no Porto, porque, refere, "acredito que é fundamental para cada um e para todos que se valorize a diversidade e se combata a discriminação dentro e fora de nós. Só há futuro se for de todos e para todos no mundo."

Na hotelaria trabalha na Menina Colina Guesthouse onde é diretora. "Um trabalho que me dá muito prazer", frisa.

Ela é uma mulher que faz. Daí ser protagonista do espaço que foi criado neste blogue


.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

OS CARTAZES QUE ESTÃO A POLUIR O AMBIENTE

 "Não tiro, não tiro", faz parecer que o Ventura é um daqueles meninos teimosos quando são contrariados.

Este não tirar refere-se aos cartazes racistas que este candidato presidencial mandou colocar lá para as bandas da capital.

Parece que isto, de cartazes e outros penduricalhos eleitoralistas, é moda para este senhor e seus pares, já que, um pouco por aí, os ditos continuam bem visíveis. E as autárquicas foram a 12 de outubro, exatamente há um mês.

Ora, está bom de ver, por várias razões, ambientais e não só, estes exemplares poluem o nosso ambiente. E o ato de não tirar é, sobretudo, uma grande falta de respeito.


Créditos fotográficos: DN

terça-feira, 11 de novembro de 2025

GENTE QUE FAZ: ANA SKY

 Esteticista e cosmetologista, Ana Sky formou-se na Escola ABC, em Águeda, e pode ser encontrada por quem seja cliente, ou venha a ser, na Rua Combatentes da Grande Guerra, 68, em Portomar.

Ali, gere a sua empresa, Ana Esteticista e Cosmetologista, integrada no salão Cristina Cabeleireiros.


Uma década, mais coisa menos coisa, é já o tempo que leva na sua profissão.

Uma mulher que faz.

Daí ser, hoje, a protagonista deste espaço.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

QUANDO OS PAIS VIRAM ATORES

 Inseridos, como convém, para contribuírem para uma escola diferente, os pais do 4º ano da Escola Primária de Calvão, no concelho de Vagos, subiram ao palco perante um público interessado, composto por alunos, professores, e alguns pais. 

"O Clube da mala leve: Uma aventura offline" foi o título da peça que divertiu quantos participaram e quantos assistiram.

Inserido numa programação abrangente, que visa ligar a escola á comunidade, este evento pode figurar plenamente numa forma diferente de divertimento, numa forma diferente de SER ESCOLA.

Daqui endereço os parabéns a todos.

Contém com este blogue para ajudar a tornar mais conhecido o vosso trabalho.




MAIS DE 3 MILHÕES ADERIRAM A ESTA GREVE GERAL

 Foram mais de 3 milhões de trabalhadores que ontem, 11 de dezembro, aderiram à greve geral. Contra o pacote laboral do governo do PSD e do ...