sexta-feira, 11 de abril de 2025

BOLO NEGRO DE LORIGA

 Dado que vivi e trabalhei em Loriga, no concelho de Seia, tenho um conhecimento razoável do que é o bolo negro de Loriga, isto mais do ponto de vista do sabor. Este bolo é uma delicia que, logicamente, recomendo.

Conforme se pode ler no site da Confraria Broa & Bolo Negro de Loriga, "o bolo é herança da colónia inglesa que, no século XIX, se estabeleceu em Loriga".

É um bolo que é consumido todo o ano e não apenas nas festas como era antigamente.

Alimento marcante na cultura de Loriga, permanece, diz a citada confraria, "forte elo de ligação dos loriguenses à sua terra".

Numa terra onde tenho amigos, não posso deixar de saudar todos aqueles que têm vindo a defender este bolo como uma das coisas boas que a terra possui.


Créditos: Confraria Broa & Bolo Negro de Loriga

CAVADAS

 Cavadas é uma localidade do sul do concelho de Mira e onde a respetiva Comissão de Melhoramentos faz a diferença através do desporto, do recreio e da cultura.

Com o objetivo de defender, acima de tudo, "os interesses dos habitantes das Cavadas", a Comissão de Melhoramentos merece aqui o nosso destaque.

E, recordamos, foi na sua sede que aconteceu uma das feiras de troca de livros mais participada, depois do Seixo e de Cantanhede.

Terra onde tenho alguns amigos, deixo aqui um abraço aos seus habitantes.


quinta-feira, 10 de abril de 2025

FILIPE FERRO CALHAU: A FILOSOFIA CORRE-LHE NAS VEIAS

 Filósofo e investigador, Filipe Ferro Calhau é autor de 20 obras onde apresenta, de uma forma simples e direta, a filosofia nas suas mais diversas vertentes.

Sanjoanense, vive em Vagos, e, como referimos noutro escrito neste blog, apresentou em Vagos o seu último livro, concretamente "ENSAIO FILOSÓFICO SOBRE A FELICIDADE E A SEXUALIDADE", editado pela Lema d´ Origem.

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, Filipe Ferro Calhau é ativista na sua área e, os seus livros, começam a ser conhecidos um pouco por aí.

Muito brevemente, o autor estará por Mira a apresentar os seus dois últimos títulos.







terça-feira, 8 de abril de 2025

ASSUMIDAMENTE, UM CANDIDATO QUE QUER MUDAR A PÁGINA

 Assumidamente temos, por cá, apenas dois candidatos conhecidos, ambos dos partidos que fazem oposição em Mira.


Falemos apena de um, Francisco Reigota.

Pelo lado do candidato socialista sabemos, todos, que "Vamos Mudar a Página" é o slogan e chegam-nos informações de que o candidato está na rua e os membros das suas listas poderão ser conhecidos em breve. E poderão haver surpresas.

Tendo em conta que, é tradição, a vitória vai ser disputada entre os dois maiores partidos e estamos todos a fazer projeções sobre o dia d.

Por aqui estou convencido de que o candidato que apoiarei será vencedor.


Créditos: PS MIRA


ISTO VALE O QUE VALE

 Nos "mentideros" cá do sítio vai-se ouvindo que, no partido que governa a edilidade, estão a surgir candidatos a candidatos e os lugares cimeiros não chegam para todos. E alguns e algumas dessas pessoas não querem menos que um segundo ou terceiro lugar.

Como diria alguém, "são mais que as mães".

Depois, ouve-se, alguns e algumas que estão neste rol estarão bem encostados para poderem exigir junto das cúpulas locais aquilo que lhes interessa.

Mas, isto vale o que vale.

São apenas ecos dos "mentideros" cá do sítio.


Créditos: PSD MIRA


segunda-feira, 7 de abril de 2025

MOINHOS E SAÚDE


 Neste 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde e o Dia Nacional dos Moinhos.

A saúde tem dias. O SNS, por cá, precisa de ser olhado de frente pelo poder. O que nem sempre acontece.

Nos moinhos, temos por Mira, e também por Vagos, belos exemplos que, por um lado a edilidade e a AMAARG, em Mira, e por outro, a edilidade vaguense, são entidades com caminhos trilhados no que toca á sua divulgação.

Ah! Já me esquecia: alguém entende porque deram ao Centro de Saúde de Mira, agora Unidade de Saúde Familiar, o nome de Moinhos de Mira?


domingo, 6 de abril de 2025

AUTORES PORTUGUESES DE POLICIAIS

 Portugal teve 6 autores de policiais, com pseudónimos ingleses, concretamente Dick Haskins (António de Andrade Albuquerque), Ross Pynn (Roussado Pinto), Dennis McShade (Dinis Machado), Frank Gold (Luís da Silva Campos) e W. Strong-Ross (Francisco Valério Azevedo).

Mas, o que mais se destacou internacionalmente foi Dick Haskins.

" O Sono da Morte", "O Espaço Vazio", "Labirinto", "Estado de Choque" e "A Noite Antes do Fim" são alguns dos muitos títulos que escreveu e editou.

António de Andrade Albuquerque nasceu em 1929 e morreu em 2018.

Créditos: REVERSO, WIKIPÉDIA, BNP


quinta-feira, 3 de abril de 2025

COISAS DO SNS: CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES QUE NOS PODEM LEVAR AO ENGANO

 Um determinado utente do SNS recebeu uma carta com a marcação de uma consulta e, pelos dizeres nela inseridos, ficou a pensar que lá teria de ir aos HUC. Até pelas recomendações inseridas, relacionadas com o estacionamento limitado do referido hospital em Coimbra, tudo indicava que a dita consulta seria ali.

Mas, não. Ao reparar no número de telefone para contato, viu que não seria em Coimbra. Ligou e ficou a saber que a consulta será no Rovisco Pais, na Tocha.

Nem todos os potenciais doentes são observadores como foi este utente do SNS. O que poderá trazer problemas.

Em resumo, diga-se que há coisas, como esta, que demonstram o pouco cuidado com os doentes. As potenciais dificuldades de pessoas pouco atentas a letras miudinhas não são tidas em conta.

E é pena.

Cumprir ABRIL é dar força ao SNS.


Créditos: CGTP-IN


quarta-feira, 2 de abril de 2025

IRRA! QUE É DEMAIS

 Dava para rir se não fosse para levar a sério.

Vai se vendo muito por aí, sobretudo nas redes sociais, os seguidores dos partidos de extrema direita a mostrarem o seu desagrado com tudo o que tenha a ver com a revolução dos cravos de 25 de abril de 1974 ou a contarem mentiras sobre o passado fascista de 48 anos.

E isto é demais irritante.

Na sua vontade de dizer mal, de contar mentiras, esquecem-se que devem a ABRIL a liberdade que hoje usam.

ABRIL, querem queiram, quer não, é o que nos move, é por ABRIL que lutamos.

E, POR ABRIL, vamos, nas urnas, derrotar a extrema direita.



terça-feira, 1 de abril de 2025

POLÍTICA OPERÁRIA

 "POLÍTICA OPERÁRIA" foi uma revista que teve como principais impulsionadores Francisco Martins Rodrigues e Ana Barradas.

O coletivo que editava a revista era a Organização Comunista "Política Operária".

Com artigos de fundo e entrevistas, esta revista de esquerda tinha um lote de seguidores muito relevante perdeu com a morte de Francisco Martins Rodrigues, em 2008, mas continuou a editar-se até 2012.


 Sendo eu um leitor atento da revista durante alguns anos, cabe-me agora recordá-la para que a memória não se apague.

FANATISMO POLÍTICO

 Quando um dito comunista escreve que Montenegro e Costa são fascistas deve estar a seguir uma qualquer cartilha que não é nada correta.


Combater pelas ideias não deve ser rotular este ou aquele, só porque não pensam como nós, de fascistas. O combate de ideias é salutar e não devemos rotular ou outros dessa forma. Isto não é uma atitude democrática, e parece-me que o dito senhor quer comparar esses personagens aos racistas da extrema direita. Erradamente.

É tempo de se deixarem as cartilhas sectárias e encarar os outros democratas, que não são comunistas, como cidadãos democratas.

E não virar costas á unidade quando ela é possível e ajuda no combate por ABRIL.

BOLO NEGRO DE LORIGA

 Dado que vivi e trabalhei em Loriga, no concelho de Seia, tenho um conhecimento razoável do que é o bolo negro de Loriga, isto mais do pont...