sexta-feira, 29 de novembro de 2024

TOURADA É TORTURA, NÃO É CULTURA

 A direita, ajudada pelo PCP e pelo PS, aprovou a descida do IVA das touradas para 6% com o argumento de que era o único ato de cultura com o IVA mais alto.

O que é importante que se diga é que tourada não é cultura. é tortura.

As touradas são um ato bárbaro sobre o touro, são um ato que devia simplesmente desaparecer.

Honra aos autarcas que, um pouco por todo o país, acabaram com as ditas nos seus concelhos.


Créditos: O CÃO QUE FUMA


terça-feira, 26 de novembro de 2024

É DE ABRIL E MAIO QUE ME LEMBRO, SEMPRE

 Seja em novembro, ou seja quando for, é de ABRIL e MAIO que me lembro.

Lembro os cravos de ABRIL, lembro aqueles que deixaram as prisões do regime fascista, Caxias e Peniche, onde foram torturados porque apenas defendiam a LIBERDADE.

Lembro a grande manifestação do 1º de MAIO em 1974, em Lisboa.

Lembro as lutas de trabalhadores por um Portugal melhor.

Lembro que é necessário derrubar o capitalismo para continuar a cumprir ABRIL.

Lembro as "falsas promessas" daqueles que abominam ABRIL porque as saudades do fascismo moram dentro de si.

E, não me lembro de ver noutro qualquer 25 o povo na rua.

Neste último 25 deste mês de novembro apenas se viram ruas desertas.

O POVO ESTÁ COM ABRIL!


segunda-feira, 25 de novembro de 2024

LEMBRAR HOJE, 25 DE NOVEMBRO, EÇA DE QUEIROZ

 Eça de Queiroz nasceu a 25 de novembro de 1845 na Póvoa de Varzim.

Advogado, diplomata, jornalista e escritor, é autor de, entre outros, dos livros "Os Maias", "O Crime do Padre Amaro", "O Primo Basílio" e "A Ilustre Casa de Ramires".

Como jornalista foi diretor do jornal "O Distrito de Évora" e, como diplomata, foi Consul de Portugal em Havana, entre outros cargos que exerceu.

Neste dia em que nasceu deixamos aqui a nossa lembrança deste homem que faz parte da nossa história. E que merece ser lido.


sexta-feira, 22 de novembro de 2024

DAR OU NÃO IMPORTÂNCIA AOS PORMENORES

 Sou do tempo em que um presidente de uma edilidade percorria o seu concelho sempre atento às suas necessidades, fossem elas maiores ou fossem mais pequenas. Dava importância aos pormenores.

Trazia consigo um pequeno gravador onde registava tudo o que precisava de intervenção municipal e, era um facto, estava sempre atento aos assuntos que podiam ser, para os outros, de não assinalar pela sua pequenez. Para ele, esses assuntos eram também de considerar.

E as coisas eram discutidas, depois, em reuniões a propósito e, eram resolvidas.

Convém dizer que esse concelho, Seia, tinha 29 freguesias.

Assim sendo, custa-nos a perceber como é que aqui no concelho de Mira não se veja, nos tempos de hoje, o que é importante mesmo que seja um pequeno pormenor. E aqui só temos 4 freguesias.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

MAIS LENHA NA FOGUEIRA


 A decisão recente de Biden, já a acabar o seu "reinado", é, digamos, deitar mais lenha na fogueira de uma guerra que tem destruído a Ucrânia, que tem feito sofrer o povo daquele país.

Continuar a contribuir para que a agonia do povo se prolongue é mostrar ao mundo aquilo que verdadeiramente norteia o poder americano, seja ele do Partido Republicano ou do Partido Democrata.

Como referem os Comunistas Revolucionários da América, "na verdade, a imagem deixada pela administração Biden será de constantes fracassos, derrotas, mortes e déficits."

Dizem ainda que "é uma administração comandada por um gangue de segunda categoria, sem cérebro."

E o povo lá vai sofrendo, fruto de uma cretinice russa e de "ajudas" que só podem prolongar o seu sofrimento.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

CADA UM TEM O 25 QUE QUER


 Aproxima-se o 25 de novembro e vai haver cerimónia na AR.

Uma tentativa de "colar" esta data ao 25 de abril feita por PSD e seguidores.

Este não é o 25 da esquerda e não é, claramente, o meu.

O que não entendo é o que lá vão fazer alguns partidos de esquerda. Será que participar nesta comemoração do agrado da direita não é, como diz o PCP, trair Abril?

A propósito, o Coletivo Comunista Revolucionário refere que "ao contrário do que proclama hoje a classe dominante, o processo revolucionário em curso nos de 1974 e 1975 não foi o "caos" e a "desordem", mas o momento mais criativo e exaltante da vida daqueles que lutaram por uma sociedade onde a democracia não ficava à porta das fábricas, das herdades, das empresas, das escolas ou dos quartéis."

Dizem ainda que " ao querer celebrar hoje o 25 de novembro, a burguesia pretende enterrar a memória da revolução sob um manto de lama e de mentiras, deturpando o seu significado, alcance e inspiração para as novas gerações."

Este coletivo realiza, no domingo 24 de novembro, pelas 18h, um plenário intitulado 25 de novembro: anatomia de um golpe. O local: Sirigaita, Rua dos Anjos, 12f, em Lisboa.

Enfim! Cada um tem o 25 que quer. E a direita não poderia escolher outro. É este que a seduz.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

INVENTOR DE ESQUECIMENTOS

 Foi no último sábado que o auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede foi palco de um grande acontecimento cultural.

"Inventor de Esquecimentos", o livro de António Canteiro foi o motivo para a realização deste evento que foi sentido por uma grande plateia.

Ai sentiu-se arte e cultura, sentiram-se emoções, numa tarde em que a figura principal foi o mestre da arte fotográfica Varela Pècurto.

Foi com este romance que o autor soube dar força, escrevendo, a uma arte importante para o homenageado e para todos aqueles que gostam de fotografia.

E para mim que assisti a um grande momento onde a cultura esteve sempre presente.



domingo, 17 de novembro de 2024

Associação fotografARTE

  Na sua apresentação dizem que "o gosto e interesse pela Fotografia fez reunir à sua volta um grupo de amadores e curiosos fotógrafos que partilhavam os seus olhares e conhecimentos."

Mas, isto não define aquilo que aqueles e aquelas que são membros desta associação de Cantanhede são na verdade: amigos, parceiros, artistas. Seja em parceria com o escritor António Canteiro, seja com o organizador da Feira de Troca de Livros, seja com quem ou aquilo que for, a fotografARTE é um exemplo artístico a considerar e a valorizar.

Estão na Rua Marquês de Pombal, 46, e merecem uma visita.


sexta-feira, 15 de novembro de 2024

CORRUPÇÃO E FALTA DE TRANSPARÊNCIA

 Quando ouvimos na rua os descrentes falarem sobre a política, salta logo a ideia de que essa descrença tem a ver, além de outras coisas, com a corrupção e a falta de transparência que se começam a constatar em muitos daqueles que nos governam , nacionalmente ou localmente.




É um mal que vai alastrando e cujo combate quase não existe.

A propósito, merece aqui destaque o trabalho da Transparência Internacional Portugal e o da Frente Cívica realizado para combater estes dois flagelos.

Aqui somos pela tolerância zero e estaremos sempre na primeira linha contra a corrupção e a falta de transparência. Venha ela de onde vier.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

ANTÓNIO CANTEIRO

 António Canteiro, o nome literário de João Carlos Costa da Cruz, é poeta e escritor.

Autor de obras como "A Luz vem das Pedras", "Largo da Capella", "Ao Redor dos Muros", "Nocturno", entre outros, traz-nos agora "Inventor de Esquecimentos", um livro que bem retrata Varela Pècurto, um alentejano que descobriu Coimbra e aí fez a sua carreira de fotógrafo.

Autor premiado, Canteiro é natural de S. Caetano a residir no Barracão, e que a edilidade cantanhedense muito valoriza.

António Canteiro, um autor a ter em conta.



HENRY MILLER

 Autor de "Sexus", "Nexus" e "Plexus", entre muitas outras obras, este escritor nascido em 1891 e falecido em 1980 foi um escritor maldito que, segundo Vítor Silva Tavares, "da exacerbação sexual à mística do indivíduo, do feroz antipuritanismo à glorificação da simplicidade, da obscenidade ao cântico elegíaco, tal é a viagem de Henry Miller, o outsider permanente."

"O Sorriso aos Pés da Escada" é um outro livro de Henry Miller que  que foi escrito em 1948.

Uma obra "singular", segundo Vítor Silva Tavares, que acrescenta "espantará quantos vejam em Miller o anarquista obsceno, o torrencial cultor de nojo."

Um pequeno grande livro que recomendamos.


Créditos: PENSADOR.


terça-feira, 12 de novembro de 2024

A "ARTE" DO POPULISMO

 Populismo é uma "arte" que encontramos nos discursos dos partidos de direita.

Tivemos no passado, com o Paulinho das feiras, e temos hoje com aquele partido que "adora" os emigrantes. 

John B. Judis, no seu livro "A Explosão do Populismo" conta-nos como a grande recessão transformou a política nos Estados Unidos e na Europa e refere que "episódios como o Brexit, a vitória de Donald Trump ou o crescimento da direita francesa parecem comprovar que o populismo não é um fenómeno do passado."

Um livro que vale a pena ler.


segunda-feira, 11 de novembro de 2024

TRADIÇÕES E CULTURA

Quando se entra na Casa Gandaresa, no Seixo, respira-se tradição e cultura.
No domingo, 10 de novembro, pude assistir a um Workshop sobre a feitura da broa de milho, almoçar bacalhau na brasa com batatas a murro e comer um arroz doce fenomenal e assistir ao lançamento do livro "Casa Gandaresa - Ptrimónio Vivo da Comunidade e do Território".
E, tudo isto, é tradição, é cultura.
Pelo que acabei de escrever, e por muito mais, a freguesia do Seixo mostra como se recorda o passado, se vive o presente e se pensa no futuro.


 

UMA FEIRA QUE VOLTOU E FEZ OS LIVROS REIS DA FESTA

 Pela 2ª vez, Cantanhede recebeu a Feira de Troca de Livros.

A sede da Associação FOTOGRAFARTE foi o palco dessas duas edições e, no sábado, decorreu aquela que foi a 15ª edição deste evento que o concelho de Mira e, também, Calvão e Cantanhede souberam valorizar.

Nesta em Cantanhede aconteceu, como antes, sentirmos que quem vem, vem porque tem um amor muito sentido aos livros.

Esta ideia do Jornal da Gândara, agora seguida pelo blogue Cor do Luar, vai voltar a Cantanhede a 15 de fevereiro de 2025 porque não há duas sem três. E porque os livros precisam de ser partilhados.


Créditos fotográficos: Ana Sofia Grilo.




quinta-feira, 7 de novembro de 2024

COM A CULTURA ÀS COSTAS

 Com a cultura às costas andam muitos neste país.

Na música, no teatro, nos livros e noutras artes "carregam" carradas de cultura e sentem-se felizes com esse peso que comportam.

No concelho de Mira, sobretudo nas aldeias, vê-se isso num sítio ou noutro mas, no geral, isso não acontece.

A falta de vontade, a falta de incentivos, e não estou a falar de subsídios camarários, leva a um divórcio das coisas da cultura que é lamentável.

De qualquer modo, valham-nos aqueles e aquelas que, alegremente, continuam com a cultura às costas.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

AMÉRICA: UM CONCEITO DE DEMOCRACIA QUE DEIXA MUITO A DESEJAR

 Para os mais distraídos, nos Estados Unidos da América apenas existem o Partido Democrata e o Partido Republicano. Mas, não é assim.

Embora passem ao lado dos grandes órgãos de Comunicação Social, quer americanos ou de outro qualquer país, o espectro partidário americano é vasto.

Partido da Constituição, Partido Verde, Partido Libertário, Partido da Justiça, Partido para o Socialismo e a Libertação, Partido Americano da Solidariedade, Partido Reformista, Partido Comunista dos Estados Unidos da América e os Comunistas Revolucionários da América são aqueles que o sistema eleitoral americano não tem em conta. Mas, existem e lutam, cada um à sua maneira, por uma América diferente.

E, havia mais candidatos a presidente dos EUA: Jill Stein, Cornell West, Cláudia de La Cruz e Chase Oliver.

Com a vitória de Trump nas eleições de ontem, ficamos a ver uma América onde o conceito de democracia deixa muito a desejar. O capitalismo decide. O racismo impera.


CRÉDITOS: WIKIPÉDIA

 ABRIL, ABRIL

  INTERNACIONAL COMUNISTA REVOLUCIONÁRIA

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

A CAÇA ÀS BRUXAS

 Quando se fala de bruxas, vem sempre à memória aquela que havia na minha ou na tua terra.

E se há quem acredite, há outros que não acreditam.

Mas, isso não é o tema principal desta crónica.

A caça às bruxas foi um movimento de perseguição religiosa, política e social.

Em vários países do mundo, nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, realizaram-se cerca de 50 mil execuções.

A Inquisição foi a grande protagonista destes assassinatos de mulheres em quase todo o mundo.

Hoje, a expressão caça às bruxas tem mais relação com a política. Mas, disso falaremos noutra ocasião.

domingo, 3 de novembro de 2024

CARLOS MARIGHELLA

 Político, comunista, jornalista, guerrilheiro e poeta, Carlos Marighella foi um dos principais organizadores da resistência contra o regime militar brasileiro.

Foi assassinado a 4 de novembro de 1969.

Marighella foi deputado federal pelo PCB e é aqui recordado porque foi um exemplo na luta contra o fascismo.



sexta-feira, 1 de novembro de 2024

NA PARTIDA DE UM AMIGO

 Com a partida de Camilo Mortágua perdi um amigo. Um amigo sempre presente em algumas das iniciativas do Movimento Cultura e Cidadania, em Mira, como foi a homenagem, a 28 de abril de 2012, ao Zeca a ao Adriano.

Fica a lembrança.

Fica a lembrança de um revolucionário. De um lutador de Abril.

Deixo aqui os meus sentimentos endereçados aos familiares, em particular à Mariana e à Joana,



BOLO NEGRO DE LORIGA

 Dado que vivi e trabalhei em Loriga, no concelho de Seia, tenho um conhecimento razoável do que é o bolo negro de Loriga, isto mais do pont...