1 Como responsável municipal pela cultura e como natural e residente no Seixo, como vê a realização do evento de 9 de novembro?
Fico muito feliz que existam promotores da cultura e da preservação das tradições e património. A ACR Seixo e a Junta de Freguesia do Seixo, tem realizado um belo trabalho nestas matérias e mais um exemplo disso é o fim de semana “Saberes e Sabores da Gândara” do qual o Municipio se associou e é parceiro.
Juntar no mesmo local e no mesmo fim de semana, todas as temáticas que tem previstas, é de salutar. Confesso-me um apaixonado pela Gândara, pelo que ver a dinamização de um Fórum, a criação de um documentário e a apresentação de um Livro sobre a Gândara, agrada-me bastante. Parabéns aos organizadores e votos de muito sucesso!
2 Tal como escrevi no blog COR DO LUAR considera que a Casa Gandaresa é uma pedrada no charco na cultura do concelho?
Sempre considerei a Casa Gandaresa na sua generalidade como o Berço da Gândara, a sua génese a sua construção e a vivencia à volta da mesma…. No caso concreto da Casa Gandaresa do Seixo é indubitavelmente um marco na cultura e património da Gândara e em particular de Mira. A maneira como comunidade com a ACR SEIXO e a JFSEIXO colocaram mãos à obras e requalificaram esta Casa é uma marca que merece reconhecimento e valorização. Destaque também para a dinâmica que lhe tem incutido, quer com as várias recriações, publicações e demais atividades. Destaco aqui a reconstituição do Barreiro, e construção de um Poço de Engenho e as publicações das obras escritas.
Uma “pedrada no charco” pode ter várias interpretações. Prefiro dizer que a Casa Gandaresa vertida na ACR e JFS é um belo exemplo de agente cultural no nosso Concelho.
NOTA: Tiago Cruz é vice-presidente da CM Mira
Nenhum comentário:
Postar um comentário