segunda-feira, 30 de junho de 2025

BANDEIRA AZUL, E JÁ LÁ VÃO 39 ANOS

 A Bandeira Azul na Praia de Mira já leva 39 anos de hasteamento, sendo a única que tem o galardão, de forma ininterrupta.

Ao lado, também na freguesia, a praia do Poço da Cruz já vai em 19 anos com este galardão.

De parabéns estão todos os moradores da freguesia da Praia de Mira, todos os autarcas, atuais e antigos, quer da freguesia, quer da edilidade.

Ainda de parabéns estão todos aqueles que, de uma forma ou de outra, têm vindo a contribuir para que as nossas praias, ano após ano, sejam assim galardoadas com este símbolo de qualidade ambiental.







CRÉDITOS: CENTRAL PRESS, ABAAE

domingo, 29 de junho de 2025

QUANDO O SECTARISMO IMPERA

 Começa a ser uma constante o insulto gratuito de certos militantes e simpatizantes de um partido de esquerda, partido com um passado revolucionário e de luta contra o fascismo que ninguém esquece, sobre pessoas e partidos de esquerda.

Esse sectarismo, essa pretensão de "a esquerda somos nós e o resto é paisagem" não abona nada quem os pratica. É uma atitude bem pouco democrática.

As redes sociais estão cheias disso. Em conversas de café, essa bíblia sectária também tem seguidores.

Lamentavelmente, é o que ainda temos.

A liberdade que ABRIL nos trouxe é de todos e o 25 DE ABRIL não é de ninguém em particular.


LER É MÁGICO, UMA RECORDAÇÃO

 Ler é mágico foi o nome do festival do livro que aconteceu a 14, 15 e 16 de dezembro de 2012,


 no Edifício AXA, na Avenida dos Aliados, no Porto.

Livreiros, animação, cinema, poesia, concertos, artesãos e petiscos fizeram parte desta iniciativa organizada pelo Bairro dos Livros.

O Movimento Cultura e Cidadania, representado por Luís Isidoro e por mim, participou numa tertúlia denominada "LITERATURA POLÍTICA E CIDADANIA" onde também participaram outros elementos, nomeadamente Paulo Esperança, da Associação José Afonso, e Carlos Vinagre, da Extrapolar.

Hoje, recordo aqui este evento e agradeço o convite nas pessoas de Isabel Rocha, Catarina Rocha e Minês Castanheira.

sábado, 28 de junho de 2025

SENTADO À BEIRA DO CAMINHO

 Sentado à beira do caminho é o título de uma canção de Erasmo Carlos e Roberto Carlos.

Quando esta manhã saí de casa, fiz o exercício e sentei-me à beira de um caminho onde, as ervas continuam por cortar. E veio-me à lembrança os passeios que vou dando por aí que contribuem para ver o que não se faz em termos de limpeza das ruas e caminhos das nossas aldeias.

Quintais, aos montes, espalhados um pouco por todo o concelho de Mira, mostram bem o pouco respeito que proprietários mostram por todos nós.

Em 2017, o fogo visitou-nos e deixou marcas. Com o tempo quente como está, o risco existe e pode acontecer de novo.

Sentado á beira do caminho vou pensando que há quem esteja no poder e não mostre grande preocupação com o assunto. E é pena.

Se acontecer alguma tragédia, a culpa não pode morrer solteira e não irei pactuar com as lágrimas de crocodilo habituais nestas situações.


NOTA: Um abaixo assinado, com assinaturas de moradores próximo da Quinta do Pinto Basto, que foi "limpa" pelo fogo em 2017, foi entregue na edilidade mirense e, na resposta que me chegou, o presidente Artur Fresco refere que "o Município vai iniciar o procedimento jurídico-procedimental para a resolução da situação."

Espero que os resultados dessa decisão sejam positivos.






quinta-feira, 26 de junho de 2025

OS TOCADORES DE RUA

 Sobretudo nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, mas, também, em Coimbra ou em Braga , os chamados tocadores de rua não são apenas "vagabundos em caça de uma moeda", como alguém, erradamente, lhes chamou. São, isso sim, músicos, alguns com muito saber, que levam á rua a sua música, que mostram a quem passa a sua veia de artistas.

Por isso, merecem de cada um de nós que os valorizemos..




CRÉDITOS: O MINHO


segunda-feira, 23 de junho de 2025

RECORDANDO UMA LUTA NO COUÇO

 A 23 de junho de 1958, começou no Couço, no concelho de Coruche, uma greve de protesto pela fraude eleitoral que levou à derrota de Humberto Delgado nas presidenciais.

A policia política cercou a vila.

Segundo o jornal "Avante!", "a fraude estava montada por todo o país e, na sequência das "eleições", o PCP lança a palavra de ordem de greves contra a fraude eleitoral."

A resposta, no Couço, ainda segundo aquele jornal, "assume uma expressão ímpar e, no dia 23 de junho, os trabalhadores aderem em massa à greve, bem como a esmagadora maioria da população, incluindo a quase totalidade dos comerciantes."

Como homenagem a todos os que participaram nesta luta, fica esta memória.


CRÉDITOS: AVANTE!, O CHEIRO DA ILHA

domingo, 22 de junho de 2025

A FORÇA DO JUDO NA ACADÉMICA DE COIMBRA

Ultimamente, a Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra tem dado cartas na modalidade.

Muitos são os resultados positivos destes atletas, mas, hoje e aqui, queremos destacar a atleta Joana Moreira, campeã nacional da modalidade, que, dentro de poucos dias, vai, com mais duas atletas, até á Macedónia participar num evento internacional.

Mas, os apoios são escassos. A secção apoia os seus atletas como pode, a Taberna Belo Bar, na Vacariça, Mealhada, também apoia e, da parte do governo nada se pode assinalar no que toca a apoios a estes atletas que levam bem longe o nome de Portugal.

Um diferendo existente entre a Federação Portuguesa de Judo e a Federação Internacional não tem ajudado

No entanto, segundo as últimas notícias, "a Federação Internacional de Judo levantou a suspensão imposta à federação portuguesa, por dívidas, decisão que permitiu aos sete judocas lusos terem competido nos Mundiais com as insígnias do país."

Esperemos que os atletas que vão até á Macedónia possam receber o apoio que lhes é merecido.

E, seja como for, este blog encetará todos os contatos possíveis, com alguns meios de informação, 





jornais e televisões, com dirigentes políticos e deputados, para que se olhe o Judo com outros olhos.


sábado, 21 de junho de 2025

OS AMIGOS DOS LIVROS ENCONTRAM-SE

 Desde há dois anos que a FEIRA DE TROCA DE LIVROS é uma feliz realidade. E tem levado o livro a muitas localidades do concelho de Mira,  bem como a Calvão, no concelho de Vagos, e a Cantanhede.

Além de um sítio onde se trocam livros, a feira tem sido, ao longo deste tempo, um encontro de amigos, um encontro dos amantes dos livros. Tem sido, ainda, um espaço onde se conhecem outras pessoas, onde a conversa flui.

Hoje, entre as 15h e as 18h, na Associação fotografARTE, em Cantanhede, onde voltamos pela quarta vez, os livros esperam por si.

Apareça, participe.

Dê nova vida aos livros.


sexta-feira, 20 de junho de 2025

MÁRIO BRANQUINHO

 Nasceu no Sabugueiro, esteve ligado ao CineEco e á Casa Municipal da Cultura de Seia.

Homem de cultura, amigo de há muitos anos, Mário Branquinho deixou marcas positivas no seu trabalho em terras de Seia.

Hoje, é diretor artístico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha onde faz um ótimo trabalho.

Pelo muito que conheço dele, e do que sei que é capaz, fica esta simples homenagem a este animador cultural de excelência.


quinta-feira, 19 de junho de 2025

LICÍNIO PIMENTEL

 Atleta mirense, Licínio Pimentel tem estofo de campeão e, isso, foi largamente demonstrado um pouco por todo o país.

GRECAS, SKODA, ESTREITO, CONFORLIMPA, BENFICA e SPORTING foram os clubes que representou.

Hoje, podemos recordar com ele esses tempos cheios de vitórias de um atleta que esteve sempre onde quis estar.

Aqui, fica a minha homenagem a este nome incontornável do atletismo.





quarta-feira, 18 de junho de 2025

RETRATO DE FAMÍLIA

 Eles e elas são um bando de pessoas que são racistas, violentos e que se dizem "nacionalistas e patriotas".

No fundo, são neonazis, defensores do pior que a sociedade pode ter, apologistas de um regresso a um passado negro e fascista. E que usam a mentira como uma das suas armas.

Estes bandos, têm como órgão legal, indevidamente legal, um partido que conta com 60 deputados e que conta, também, com gente do piorio. Gente que tem no seu passado nódoas fascizantes.

Todos já sabem o que a casa gasta, o que, depois de 51 anos de ABRIL, nos calhou na rifa.

É esta família que os democratas, sejam deste ou daquele partido, sejam deste ou daquele coletivo, têm o dever de combater.

VAMOS, POIS, DAR AS MÃOS PARA LEVAR DE VENCIDA ESTES EMISSÁRIOS FASCISTAS.




domingo, 15 de junho de 2025

A LUTA FAZ-SE NA RUA


 Numa altura em que os neonazis atacam e agridem, numa altura em que os fascistas, desejosos de regressar a um passado negro de perseguição, prisão e morte, aparecem todos os dias, seja nas redes sociais, seja nos discursos do partido de extrema-direita, A LUTA FAZ-SE NA RUA.

Na tua cidade, na tua vila, na tua aldeia, não fiques apenas com as tuas palavras de repúdio, vem para a rua. E, aí, dá forças á tua luta, grita bem alto o teu antifascismo, o teu antirracismo.



E NA RUA SAIRÁS VENCEDOR.

Na rua, com o teu partido, com o teu sindicato, com o teu coletivo, ou mesmo de forma individual nas conversas que tens ou podes ter, estarás presente e ativo num combate que só tu podes travar.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

MINI BIBLIOTECAS DÃO FORÇA AO LIVRO NA PRAIA DE MIRA

 Os livros e a sua divulgação encontraram na freguesia da Praia de Mira amigos que lhe dão crédito e todo o apoio que merecem.

Mini bibliotecas comunitárias nasceram, assim, na Videira Sul, junto ao cruzamento, na Barra de Mira, no jardim central, e na Praia de Mira, no jardim junto á escola e extensão de saúde e no jardim do Bairro Norte.

Conforme refere o presidente da autarquia, Francisco Reigota, "estes espaços são para ler, partilhar, cuidar e, sobretudo, usar como o coração aberto",

E adianta "porque quando juntamos educação, cultura e civismo, criamos uma comunidade mais forte e mais rica".

Estas pequenas casas cheias de grandes histórias esperam pela visita de todos.

Aqui, o blog COR DO LUAR, que organiza a Feira de Troca de Livros, saúda a Junta de Freguesia da Praia de Mira pela feliz iniciativa.





POR ABRIL, FASCISMO NUNCA MAIS

 A agressão por um grupo nazifascista ao ator Adérito Lopes, de A Barraca, é um facto para estarmos cada vez mais atentos sobre aquilo que os saudosos da noite negra do fascismo querem para este país.

É urgente que os antifascistas se unam contra este perigo que vai surgindo quase diariamente.

Os discursos racistas e xenófobos da extrema-direita têm de ter, em cada um de nós, um inimigo.

Não podemos ignorar esta gente que mente, que deturpa e que cria declarações falsas como a que inventaram sobre o discurso de Lídia Jorge.

O nosso combate, o combate dos antifascistas e antiracistas, tem de vir para a rua, tem de ser forte.


POR ABRIL FASCISMO NUNCA MAIS.


domingo, 8 de junho de 2025

O GRANDE DESAFIO

 Nesta altura da vida, que continuo a ter culturalmente ativa, tenho um grande desafio em mãos que quero concretizar agora e nos tempos próximos.

Continuar a realizar a Feira de Troca de Livros, apoiar as iniciativas de associações e autarquias no que toca aos livros e á sua divulgação, e a organizar vários eventos de que já anunciei o primeiro que será no Seixo, na Casa Gandaresa, a 12 de julho.

Em finais de agosto anunciarei outro evento que decorrerá em setembro.

Com parcerias várias, com o apoio popular, com o apoio de amigos, este grande desafio será uma feliz realidade.

A propósito: peço aos candidatos a liderarem a edilidade mirense que tenham em grande conta a cultura, os livros e as tradições populares.

Este blogue COR DO LUAR será sempre a janela para irem conhecendo os meandros deste grande desafio que a mim mesmo impus. Um desafio assente na democracia e nos princípios conquistados com ABRIL.




quarta-feira, 4 de junho de 2025

A FORÇA ASSOCIATIVA DO SEIXO

 O associativismo neste concelho de Mira está bem e recomenda-se. Hoje e aqui, vou destacar a Associação Cultural e Recreativa do Seixo que, pelo seu papel ativo e vencedor, merece aqui o meu reconhecimento.

Seja no desporto, seja na cultura, seja noutras atividades agregadoras do povo local, a ACR do Seixo está a fazer uma excelente caminhada.

De mãos dadas com o Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa e com a Junta de Freguesia, esta coletividade consegue ser notícia por todas as boas razões.

Daqui agradeço a parceria que todos têm vindo a fazer com a Feira de Troca de Livros e, estou certo de que vamos todos, associação, casa gandaresa e autarquia, nos próximos tempos, continuar de mãos dadas com os projetos que este blog vai tendo para apresentar.






domingo, 1 de junho de 2025

CUIDADO! É UMA PASSADEIRA

 Quem anda a pé, como eu, tem dificuldades em atravessar numa passadeira pois, são poucos os automobilistas que param para nos dar passagem.

A grande maioria dos automobilistas assobia para o lado, não respeita os peões, pensando, talvez, que é o dono da estrada.

Este não é um problema novo, já tem barbas, e a constatação que se faz é que está cada vez pior.

Assim sendo, e face a uma falta de respeito enorme da maioria dos automobilistas, atravessar a passadeira de um lado para o outro é um risco.

Aqui continuaremos a alertar para este problema e a exigir que andar a pé não seja um perigo, seja um direito reconhecido por todos.


Créditos: SOVE




MAIS DE 3 MILHÕES ADERIRAM A ESTA GREVE GERAL

 Foram mais de 3 milhões de trabalhadores que ontem, 11 de dezembro, aderiram à greve geral. Contra o pacote laboral do governo do PSD e do ...